Vergalhões

Descrição Geral

Os produtos Longos produzidos pela CSN são obtidos através da laminação à quente em alta temperatura de produtos intermediários, tais como tarugos e blocos oriundos de lingotamento contínuo. Através da conjugação das variáveis de composição química do aço e dos parâmetros de processo termomecânico da laminação a quente, a CSN é capaz de atender ampla variedade de normas e especificações nacionais e internacionais para as mais diversas aplicações e segmentos de mercado.

São entregues ao mercado, distinguindo-se os produtos conforme a seguir:

• Vergalhões: Diâmetro nominal de 6,3 mm a 32,0 mm;
  • Fio máquina: Diâmetro nominal de 5,5 mm a 16,0 mm;
  • Perfil laminado: Altura nominal de 100 mm a 530 mm.

Os produtos laminados a quente apresentam sobre suas superfícies uma camada de óxido de ferro naturalmente formada durante o processo de produção.

Vergalhão CSN50

Com configuração geométrica de núcleo redondo especialmente projetada para maior aderência ao concreto e alta performance em equipamentos de Corte e Dobra, o vergalhão CSN50 foi desenvolvido por meio de altíssima tecnologia, atendendo plenamente as especificações para a categoria CA-50 da norma ABNT NBR 7480.

Todas as séries do vergalhão CSN50 possuem certificado de aprovação emitido por organismo certificador de produto acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Ø Nominal Massa Nominal Peso Nominal da Barra¹ Diâmetro Mínimo do Pino de Dobramento (mm)
(mm) (Polegadas) (kg/m) (kg)   Uso em laboratório    (NBR 7480)     Uso em obra    (NBR 6118)
6,3 1/4 0,245 2,9 19 19
 8,0 5/16 0,395 4,7 24 24
10,0 3/8 0,617 7,4 30 30
12,5 1/2 0,963 11,6 38 63
16,0 5/8 1,578 18,9 48 80
20,0 3/4 2,466 29,6 120 160
25,0 1 3,853 46,2 150 200
32,0 1 1/4 6,313 75,8 192 256

Nota¹:Peso nominal da barra calculado considerando comprimento padrão de 12 m.

Ø = Bitola

Formas de comercialização:

1. Rolos com peso padrão de 2.000 kg nos diâmetros nominais de 6,3 mm a 16,0 mm;
  2. Rolos Feixes de barras retas com peso de 1.000 kg ou 2.000 kg e comprimento padrão de 12 m nos diâmetros nominais de 6,3 mm a 32,0 mm;
    • Barras com comprimentos especiais sob consulta.
  3. Aço cortado, dobrado e armado para atendimento customizado a sua obra.
Controle de Processos

O vergalhão CSN50 é produzido com rigoroso acompanhamento metrológico (Geometria, Massa Linear e Comprimento), onde todos os processos de controle, inspeção e liberação são realizados por equipe técnica especializada, utilizando modernos laboratórios com equipamentos adequados que atendem aos mais rigorosos padrões exigidos pelas normas ABNT NBR ISO 10012 e ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de Vergalhão CSN50 é acompanhado do certificado de conformidade do produto. Neste certificado a rastreabilidade do material é assegurada para cada rolo ou feixe fornecido, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação.

Etiqueta de Identificação

Os rolos e feixes de vergalhão CSN50 são identificados com etiqueta constando as informações de rastreabilidade do produto e selo de segurança do INMETRO.

Os rolos possuem peso padrão de 2.000 kg e possuem duas etiquetas de identificação, sendo uma em cada extremidade do rolo. A etiqueta com a identificação cauda marca por onde deve ser iniciado o processo de desbobinamento do material.

Vergalhão CSN25

Com superfície lisa e produzido conforme as especificações da categoria CA-25 da norma ABNT NBR 7480, o vergalhão CSN25 possui certificado de aprovação emitido por organismo certificador de produto acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O vergalhão CSN25 foi desenvolvido para as mais diversas aplicações em estruturas de concreto armado e pode ser comercializado em feixes de barras retas nas bitolas de 16,0 a 32 mm com peso de 1.000 kg ou 2.000 kg e comprimento padrão de 12 m. Barras com comprimentos especiais podem ser produzidas sob consulta.

Controle de Processos

O vergalhão CSN25 é produzido com rigoroso acompanhamento metrológico, onde todos os processos de controle, inspeção e liberação são realizados por equipe técnica especializada, utilizando modernos laboratórios com equipamentos adequados que atendem aos mais rigorosos padrões exigidos pelas normas ABNT NBR ISO 10012 e ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de Vergalhão CSN25 é acompanhado do certificado de conformidade do produto. Neste certificado a rastreabilidade do material é assegurada para cada feixe fornecido, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação.

Etiqueta de Identificação

Os feixes de vergalhão CSN25 são identificados com etiqueta constando as informações de rastreabilidade do produto e selo de segurança do INMETRO.

Última atualização em 2 de junho de 2021.