CSN Mineração

A CSN Mineração S.A. é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil e está entre as cinco mais competitivas no mercado transoceânico.

Com reservas certificadas em mais de 3 bilhões de toneladas de acordo com Joint Ore Reserves Committee (JORC), a empresa detém as minas de Casa de Pedra e do Engenho, o complexo de beneficiamento do Pires, participação na ferrovia MRS e terminal cativo para exportação de minério de ferro no Porto de Itaguaí (TECAR).

A operação integrada e os seus ativos de alto valor permitem que a CSN Mineração seja uma das empresas mais eficientes no setor, com um posicionamento de destaque em custo e qualidade.

Consolidada em 2015 a partir da fusão dos ativos de mineração da CSN e Namisa, essa companhia está dividida entre a CSN (87,52%) e consórcio composto por grandes siderúrgicas asiáticas (12,48%).

A CSN Mineração apresentou excelentes resultados operacionais em 2020, concluindo no último dia 18 de fevereiro sua oferta pública inicial (IPO) na B3, ficando entre os 10 maiores IPOs da história da bolsa brasileira em volume. A atual composição acionária (09.03.2021) da CMIN é composta pela CSN (79,14%), um consórcio de empresas asiáticas (11,30%) e outros acionistas (9,55%).

A Política de Sustentabilidade da CSN Mineração estabelece um conjunto de práticas alinhadas à Políticas Corporativas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

O material estabelece alguns parâmetros de conduta que reforçam o compromisso dos colaboradores e das empresas terceirizadas com a performance de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade.

Fomentar práticas que dialogam com os requisitos normativos e legais é uma forma de desenvolver soluções que agreguem valor ao nosso negócio.

Acesse aqui a Política de Sustentabilidade da CSN Mineração.

Acesse aqui a Política de Qualidade da CSN Mineração.

 

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

Ativos

Mina de Casa de Pedra

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

Mineração de ferro mais antiga em operação no Brasil, Casa de Pedra detém mais de 6 bilhões de toneladas em recursos e 3 bilhões de toneladas em reservas (certificação SNOWDEN, 2014).

O minério é lavrado em quatro corpos e segue para beneficiamento na Planta Central (rota úmida) ou nas Plantas Móveis (rota seca), localizadas próximas às áreas de extração.

Casa de Pedra possui atualmente uma capacidade de produção de 30 milhões de toneladas por ano. Os produtos resultantes do processo de beneficiamento são: granulado, sinter feed e pellet feed.

O escoamento do minério é realizado para o Porto de Itaguaí (TECAR) através de terminais ferroviários localizados em Casa de Pedra e no Complexo do Pires.

Minas Engenho & Pires

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

A Mina do Engenho é vizinha de Casa de Pedra e tem reservas calculadas em 300 milhões de toneladas de minério (certificação SNOWDEN, 2014).

O Pires possui um complexo de beneficiamento dotado de unidade de britagem e peneiramento (ITM), planta de classificação e concentração espiral (ITFG) e planta de concentração magnética de alta intensidade (CMAI).

O Pires atualmente produz granulado, sinter feed e concentrado. O minério é escoado via terminal ferroviário localizado no próprio Complexo.

MRS

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

Com operações ferroviárias nas regiões de MG, RJ e SP, a MRS é uma concessionária que opera mais de 170 milhões de toneladas de cargas por ano. A CSN detém 18,63% da participação no grupo controlador.

O minério de ferro destinado à exportação é transportado pela MRS desde nossas minas no estado de Minas Gerais até o Porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro.

No mercado doméstico, a ferrovia também é a principal fonte de escoamento dos produtos, possibilitando o atendimento de usinas siderúrgicas localizadas em toda a região Sudeste do Brasil.

Porto de Itaguaí (TECAR)

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

O TECAR, localizado no Porto de Itaguaí, é o terminal portuário administrado pela CSN Mineração interligado à MRS com capacidade de exportação superior a 42 milhões de toneladas de minério de ferro anual no berço 102.

O terminal possui também a capacidade para realizar descarga de até 3,5 milhões toneladas por ano de redutores no berço 101 e ainda a versatilidade de operações de outros granéis por meio do berço 202.

 

Canal de Denúncias do Grupo CSN

Este canal permite que qualquer parte interessada (vítimas, testemunhas ou denunciantes) relate condutas consideradas inadequadas que violem a legislação vigente e/ou contrária aos princípios éticos e  diretrizes do Código de Conduta do Grupo CSN.

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN.

Garantimos que todo relato é apurado com confidencialidade, imparcialidade, preservação do anonimato e não retaliação.

Clique aqui e acesse o Canal de Denúncias, ou ligue para o telefone 0800 884 2006 (disponível 24h).

Última atualização em 10 de maio de 2023.

Voltar Topo