TLSA

Imagem de um trem da TLSA

A CSN e o Governo Federal estão construindo a ferrovia Transnordestina, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.209 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 53 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.

A obra é feita com recursos da CSN, Infra (anteriormente denominada Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, etc.

Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.

Mapa da linha da Transnordestina

Dados sobre a Transnordestina. 2,2 milhões de dormentes, 209 mil toneladas de trilhos, 3,2 milhões metros cúbicos de brita, 4,8 mil unid./dia capacidade da fábrica de dormentes (a maior do mundo), 4,5 mil metros cúbicos de produção de brita/dia, 186 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, 132 pontes e viadutos e 65km de bueiros.

Segurança na ferrovia

A construção da ferrovia Transnordestina é uma obra de grande porte que exige muita atenção dos moradores para garantir a sua segurança e de sua família. O trem já circula levando as matérias-primas para a construção da linha férrea.

Por isso é preciso seguir algumas orientações:

  • Pare, olhe e escute antes de atravessar a passagem de nível
  • Respeite a sinalização da ferrovia
  • Não ande e não pare nos trilhos
  • Não circule com moto e bicicleta entre os trilhos
  • Nunca pegue carona nos vagões
  • Não atire objetos no trem
  • Nunca pegue carona nos vagões

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de parar o veículo antes de cruzar linha férrea é infração gravíssima, sujeita à multa e perda de até sete pontos na carteira de motorista.

O trem leva 1 km para parar totalmente após acionar os freios

Devido às suas proporções e velocidade, a prioridade é sempre do trem

Programas Ambientais

Programa de Gestão Ambiental (PGA)

O PGA tem o objetivo de gerenciar/ acompanhar o desenvolvimento de todos os programas ambientais com estrita observância à legislação aplicável às obras da Ferrovia Transnordestina, bem como monitorar a realização das condições estabelecidas para a obtenção das licenças subsequentes junto aos órgãos de fiscalização e controle ambiental.

Programa Ambiental para a Construção (PAC)

O Programa Ambiental de Construção tem como objetivo conduzir a construção do empreendimento ferroviário com procedimentos adequados sob o ponto de vista ambiental, controlando efetivamente os potenciais impactos ambientais decorrentes das obras.

Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos

O Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos busca minimizar os impactos ambientais negativos relacionados à gestão de resíduos sólidos a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.

Subprograma de Destinação Adequada dos Efluentes

Tem como objetivo a minimização de impactos ambientais negativos relacionados à geração, coleta, transporte e tratamento dos efluentes líquidos, a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.

Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos

O Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos busca prevenir, monitorar e controlar processos erosivos localizados na Área Diretamente Afetada (ADA) da Ferrovia da Transnordestina em sua fase de implantação.

Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia visa acompanhar a evolução dos cursos d‘água na área de influência da ferrovia, o que permiti a tomada de ações estratégicas preventivas e corretivas visando à preservação do sistema aquático em estudo.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

O PRAD estabelece diretrizes para a avaliação, monitoramento, reabilitação ambiental e estabilidade dos processos ecodinâmicos nas áreas de intervenção direta do projeto.

Programa de Controle de Supressão Vegetal (PCSV)

O objetivo geral deste programa define-se pela orientação da supressão de vegetação, visando minimizar os impactos ambientais à fauna e flora locais proveniente das etapas de desmatamento e limpeza da área para implantação do empreendimento.

Subprograma de Resgate de Germoplasma, Epífitas e Espécies Ameaçadas

Define-se como objetivo geral deste subprograma a promoção da coleta de sementes, espécies vegetais e material genético oriundos da área afetada para posterior reaproveitamento na recuperação das áreas degradadas, plantio compensatório e recuperação de APPs.

Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Plantio Compensatório

O programa tem o objetivo estabelecer diretrizes para revegetação e manejo de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e diretrizes para o Plantio Compensatório nos diferentes Biomas percorridos, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais.

Programa de Monitoramento de Fauna

O Programa de Monitoramento de Fauna busca estabelecer e sistematizar a ecossistêmica das áreas alvos de estudo, identificando e avaliando – qualitativa e quantitativamente – o status das comunidades da fauna silvestre, bem como sua dinâmica ecológica.

Programa de Implantação de Passagens de Fauna

O programa tem o objetivo minimizar o efeito de barreira física, possibilitando a capilaridade e o fluxo tanto da fauna silvestre quanto dos animais domésticos e/ou de criação.

Programa de Manejo de Fauna durante a Supressão de Vegetação

O objetivo do Programa é estabelecer ações mitigadoras dos impactos sobre a fauna através de procedimentos e metodologias de manejo a serem aplicadas durante atividades de supressão vegetal.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

O PEA tem o objetivo de sensibilizar os lindeiros e os colaboradores da obra em relação aos aspectos ambientais decorrentes da implantação do empreendimento, a partir da difusão de tecnologias de convivência com o semiárido.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)

Programas sociais

Programa de Diagnóstico, Resgate e Monitoramento Arqueológico

Tem o objetivo contribuir para o incremento de informações a respeito do processo de ocupação humana nas regiões interceptadas pelo empreendimento promovendo a integração do conhecimento gerado a partir da arqueologia e demais segmentos do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial, assim, promovendo a preservação do Patrimônio Cultural evidenciado ao longo do traçado da via férrea.

Subprograma de Segurança e Alerta e Adequação do Sistema Viário

Este subprograma tem por objetivo geral evitar ou atenuar eventuais interferências das alterações de infraestrutura e de operação do sistema viário decorrentes do empreendimento.

Subprograma de Capacitação de Trabalhadores nas medidas do PAC

Tem o objetivo capacitar a mão-de-obra vinculada às obras de implantação da Ferrovia Transnordestina, assim, preparando os trabalhadores para execução das atividades relacionadas à construção civil e enfatizando a disseminação de técnicas de segurança no trabalho.

Subprograma de Educação Patrimonial

Tem o objetivo promover a difusão das informações das pesquisas arqueológicas ao longo do empreendimento, possibilitando ao indivíduo fazer uma leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido nas comunidades da ADA.

Programa de Comunicação Social (PCS)

O Programa estabelece relacionamento e diálogo contínuo atendendo preventiva e reativamente as demandas por informações, conhecimentos, ações e respostas da população em geral, com especial atenção às famílias, comunidades e instituições lindeiras na ADA da Ferrovia.

Programa de Negociação, Desapropriação e Apoio às Famílias Atingidas (PNDAFA)

O objetivo do PNDAFA é promover a interface entre os órgãos responsáveis pelos processos de desapropriação e o expropriado visando à resolução de pendências jurídicas, impasses e inconformidades.

Programa de Verificação de Interferência e Apoio às Populações Tradicionais (PVIAPT)

Este programa tem como objetivo geral contribuir para prevenir, controlar, mitigar e compensar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados por atividades diretamente relacionadas ao empreendimento em comunidades de populações tradicionais em suas ADA e ADI – cumprindo, assim, com as obrigações legais do empreendedor, de acordo com diretrizes e normas constitucionais e da legislação vigente.

Programa de Ordenamento Territorial (POT)

O POT destina-se a orientar e especificar ações com o intuito de minimizar e mitigar os impactos socioambientais advindos da ocupação territorial da implantação do empreendimento. Suas estratégias devem convergir para a manutenção da integridade territorial das localidades e municípios atravessados pela ferrovia, prezando-se, também, pela correta ocupação do solo, ordenamento dos territórios interferidos e segurança na operação.

Programa de Controle de Saúde Pública (PCSP)

O objetivo geral do Programa de Controle de Saúde Pública é contribuir para reduzir riscos à saúde coletiva e prevenir a disseminação e/ou proliferação de doenças endêmicas na região, inerentes aos possíveis impactos provocados pelas atividades do empreendimento

Governança Corporativa TLSA

Estrutura Corporativa TLSA

Diretoria (mandato até 01/02/2024)

Tufi Daher Filho (Diretor Presidente);

Humberto Augusto Mota da Silva (Dir. Relações com Investidores e Dir. de Administração e Finanças);

Edison Pinto Coelho (Dir. de Planejamento e Engenharia).

 

Conselho de Administração (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2023)

Marcelo Cunha Ribeiro (suplente: Luis Fernando Barbosa Martinez)

Bruno Tetner (suplente: João Mário Lourenço Filho)

Arno Schwarz (suplente: Pedro Barros Mercandante Oliva)

Yoshiaki Nakano (suplente: David Moise Salama)

Marcelo Cicerelli Silva (suplente: Eliezer Efraim da Silva)

Alex Augusto Sanches Trevisan (suplente: Meg Sarkis Simão Rosa)

Leandro Noronha Almeida (suplente: Uinne Antunes Silveira Holanda)

 

Conselho Fiscal (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2023)

Ademir José Scarpin (suplente: Mendel Vasserman)
Rubens dos Santos (suplente: Anna Maria Marzorati Kuntz)

Sérgio Ricardo Calderini Rosa (suplente: Rodrigo Toledo Cabral Cota)

Composição Acionária TLSA

Composição acionária TLSA (março/2024): 48.04% CSN (93,15% capital votante), 36,47% Infra S.A. (6,08% capital votante), 7,72% BNDES, 1.64% FINAME e 6,13% BNDESPar (0,74% capital votante). Percentuais aproximados.

Atas TLSA
Reuniões de Administração

2019

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/11/2019 (download)

2020

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 30/3/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 06/8/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 05/11/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/12/2020 (download)

2021

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 1/10/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/11/2021 (download)

2022

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/1/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 25/2/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 24/3/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 16/5/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 20/7/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/11/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 8/12/2022 (download)

2023

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/3/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/4/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/5/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 15/6/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/8/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/11/2023 (download)

Reuniões do Conselho Fiscal

2020

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 26/03/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 13/05/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 05/11/2020 (download)

Reuniões de Diretoria

2020

– Ata de Reunião de Diretoria de 12/8/2020 (download)

2023

– Ata de Reunião de Diretoria de 24/3/2023 (download)

– Ata de Reunião de Diretoria de 10/4/2023 (download)

Assembleias Gerais

2020

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 30/4/2020 (download)

2021

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 29/4/2021 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 27/10/2021 (download)

2022

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 28/4/2022 (download)

2023

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 27/4/2023 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 14/11/2023 (download)

Demonstrações Financeiras TLSA
Informações Trimestrais - CVM

2019

2020

2021

2022

2023

Demonstrações Financeiras Padronizadas - CVM

2018

2019

2020

2021

2022

Canal de Denúncias do Grupo CSN

Este canal permite que qualquer parte interessada (vítimas, testemunhas ou denunciantes) relate condutas consideradas inadequadas que violem a legislação vigente e/ou contrária aos princípios éticos e  diretrizes do Código de Conduta do Grupo CSN.

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN.

Garantimos que todo relato é apurado com confidencialidade, imparcialidade, preservação do anonimato e não retaliação.

Acesse o Canal de Denúncias, ou ligue para o telefone 0800 884 2006 (disponível 24h).

Última atualização em 22 de maio de 2024.

Voltar Topo