TLSA
- Home
- /
- Quem Somos
- /
- Grupo CSN
- /
- TLSA
Ínico do conteúdo da página
Sobre a TLSA
A CSN e o Governo Federal estão construindo a ferrovia Transnordestina, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.206 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 53 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.
A obra é feita com recursos da CSN, Infra (anteriormente denominada Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, etc.
Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.
Segurança na ferrovia
A construção da ferrovia Transnordestina é uma obra de grande porte que exige muita atenção dos moradores para garantir a sua segurança e de sua família. O trem já circula levando as matérias-primas para a construção da linha férrea.
Por isso é preciso seguir algumas orientações:
- Pare, olhe e escute antes de atravessar a passagem de nível
- Respeite a sinalização da ferrovia
- Não ande e não pare nos trilhos
- Não circule com moto e bicicleta entre os trilhos
- Nunca pegue carona nos vagões
- Não atire objetos no trem
- Nunca pegue carona nos vagões
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de parar o veículo antes de cruzar linha férrea é infração gravíssima, sujeita à multa e perda de até sete pontos na carteira de motorista.
O trem leva até 1 km para parar totalmente após acionar os freios
Devido às suas proporções e velocidade, a prioridade é sempre do trem
Programas Ambientais
Programa de Gestão Ambiental (PGA)
O PGA tem o objetivo de gerenciar/ acompanhar o desenvolvimento de todos os programas ambientais com estrita observância à legislação aplicável às obras da Ferrovia Transnordestina, bem como monitorar a realização das condições estabelecidas para a obtenção das licenças subsequentes junto aos órgãos de fiscalização e controle ambiental.
Programa Ambiental para a Construção (PAC)
O Programa Ambiental de Construção tem como objetivo conduzir a construção do empreendimento ferroviário com procedimentos adequados sob o ponto de vista ambiental, controlando efetivamente os potenciais impactos ambientais decorrentes das obras.
Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos
O Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos busca minimizar os impactos ambientais negativos relacionados à gestão de resíduos sólidos a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.
Subprograma de Destinação Adequada dos Efluentes
Tem como objetivo a minimização de impactos ambientais negativos relacionados à geração, coleta, transporte e tratamento dos efluentes líquidos, a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.
Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos
O Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos busca prevenir, monitorar e controlar processos erosivos localizados na Área Diretamente Afetada (ADA) da Ferrovia da Transnordestina em sua fase de implantação.
Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia
O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia visa acompanhar a evolução dos cursos d‘água na área de influência da ferrovia, o que permiti a tomada de ações estratégicas preventivas e corretivas visando à preservação do sistema aquático em estudo.
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
O PRAD estabelece diretrizes para a avaliação, monitoramento, reabilitação ambiental e estabilidade dos processos ecodinâmicos nas áreas de intervenção direta do projeto.
Programa de Controle de Supressão Vegetal (PCSV)
O objetivo geral deste programa define-se pela orientação da supressão de vegetação, visando minimizar os impactos ambientais à fauna e flora locais proveniente das etapas de desmatamento e limpeza da área para implantação do empreendimento.
Subprograma de Resgate de Germoplasma, Epífitas e Espécies Ameaçadas
Define-se como objetivo geral deste subprograma a promoção da coleta de sementes, espécies vegetais e material genético oriundos da área afetada para posterior reaproveitamento na recuperação das áreas degradadas, plantio compensatório e recuperação de APPs.
Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Plantio Compensatório
O programa tem o objetivo estabelecer diretrizes para revegetação e manejo de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e diretrizes para o Plantio Compensatório nos diferentes Biomas percorridos, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais.
Programa de Monitoramento de Fauna
O Programa de Monitoramento de Fauna busca estabelecer e sistematizar a ecossistêmica das áreas alvos de estudo, identificando e avaliando – qualitativa e quantitativamente – o status das comunidades da fauna silvestre, bem como sua dinâmica ecológica.
Programa de Implantação de Passagens de Fauna
O programa tem o objetivo minimizar o efeito de barreira física, possibilitando a capilaridade e o fluxo tanto da fauna silvestre quanto dos animais domésticos e/ou de criação.
Programa de Manejo de Fauna durante a Supressão de Vegetação
O objetivo do Programa é estabelecer ações mitigadoras dos impactos sobre a fauna através de procedimentos e metodologias de manejo a serem aplicadas durante atividades de supressão vegetal.
Programa de Educação Ambiental (PEA)
O PEA tem o objetivo de sensibilizar os lindeiros e os colaboradores da obra em relação aos aspectos ambientais decorrentes da implantação do empreendimento, a partir da difusão de tecnologias de convivência com o semiárido.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)
- Índice (Nov/15)
- Volume I (Nov/15)
- Volume II (Nov/15)
- Volume III (Nov/15)
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)
- RIMA (Nov/15)
Programas sociais
Programa de Diagnóstico, Resgate e Monitoramento Arqueológico
Tem o objetivo contribuir para o incremento de informações a respeito do processo de ocupação humana nas regiões interceptadas pelo empreendimento promovendo a integração do conhecimento gerado a partir da arqueologia e demais segmentos do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial, assim, promovendo a preservação do Patrimônio Cultural evidenciado ao longo do traçado da via férrea.
Subprograma de Segurança e Alerta e Adequação do Sistema Viário
Este subprograma tem por objetivo geral evitar ou atenuar eventuais interferências das alterações de infraestrutura e de operação do sistema viário decorrentes do empreendimento.
Subprograma de Capacitação de Trabalhadores nas medidas do PAC
Tem o objetivo capacitar a mão-de-obra vinculada às obras de implantação da Ferrovia Transnordestina, assim, preparando os trabalhadores para execução das atividades relacionadas à construção civil e enfatizando a disseminação de técnicas de segurança no trabalho.
Subprograma de Educação Patrimonial
Tem o objetivo promover a difusão das informações das pesquisas arqueológicas ao longo do empreendimento, possibilitando ao indivíduo fazer uma leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido nas comunidades da ADA.
Programa de Comunicação Social (PCS)
O Programa estabelece relacionamento e diálogo contínuo atendendo preventiva e reativamente as demandas por informações, conhecimentos, ações e respostas da população em geral, com especial atenção às famílias, comunidades e instituições lindeiras na ADA da Ferrovia.
Programa de Negociação, Desapropriação e Apoio às Famílias Atingidas (PNDAFA)
O objetivo do PNDAFA é promover a interface entre os órgãos responsáveis pelos processos de desapropriação e o expropriado visando à resolução de pendências jurídicas, impasses e inconformidades.
Programa de Verificação de Interferência e Apoio às Populações Tradicionais (PVIAPT)
Este programa tem como objetivo geral contribuir para prevenir, controlar, mitigar e compensar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados por atividades diretamente relacionadas ao empreendimento em comunidades de populações tradicionais em suas ADA e ADI – cumprindo, assim, com as obrigações legais do empreendedor, de acordo com diretrizes e normas constitucionais e da legislação vigente.
Programa de Ordenamento Territorial (POT)
O POT destina-se a orientar e especificar ações com o intuito de minimizar e mitigar os impactos socioambientais advindos da ocupação territorial da implantação do empreendimento. Suas estratégias devem convergir para a manutenção da integridade territorial das localidades e municípios atravessados pela ferrovia, prezando-se, também, pela correta ocupação do solo, ordenamento dos territórios interferidos e segurança na operação.
Programa de Controle de Saúde Pública (PCSP)
O objetivo geral do Programa de Controle de Saúde Pública é contribuir para reduzir riscos à saúde coletiva e prevenir a disseminação e/ou proliferação de doenças endêmicas na região, inerentes aos possíveis impactos provocados pelas atividades do empreendimento
Governança Corporativa TLSA
Estatuto, Código e Políticas TLSA
Estrutura Corporativa TLSA
Diretoria (mandato até 08/05/2026)
Tufi Daher Filho (Diretor Presidente, Dir. Relações com Investidores e Dir. de Administração e Finanças);
Edison Pinto Coelho (Dir. de Planejamento e Engenharia).
Conselho de Administração (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2025)
Marcelo Cunha Ribeiro (suplente: Luis Fernando Barbosa Martinez)
Bruno Tetner (suplente: João Mário Lourenço Filho)
Arno Schwarz (suplente: Pedro Barros Mercadante Oliva)
Yoshiaki Nakano (suplente: David Moise Salama)
Marcelo Cicerelli Silva (suplente: Eliezer Efraim da Silva)
Meg Sarkis Simão Rosa (suplente: André Luís Ludolfo da Silva)
Leandro Noronha Almeida (suplente: Uinne Antunes Silveira Holanda)
Conselho Fiscal (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2025)
Ademir José Scarpin (suplente: Mendel Vasserman)
Anna Maria Marzorati Kuntz (suplente: Rubens dos Santos)
Simone Aparecida Vicentini (suplente: Rodrigo Parente Vives)
Composição Acionária TLSA
Atas TLSA
Reuniões de Administração
2019
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/11/2019 (download)
2020
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2020 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 30/3/2020 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2020 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 06/8/2020 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 05/11/2020 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/12/2020 (download)
2021
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2021 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2021 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2021 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 1/10/2021 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/11/2021 (download)
2022
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/1/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 25/2/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 24/3/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 16/5/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 20/7/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/11/2022 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 8/12/2022 (download)
2023
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/3/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/4/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/5/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 15/6/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/8/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2023 (download)
– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/11/2023 (download)
Reuniões do Conselho Fiscal
Reuniões de Diretoria
Assembleias Gerais
2020
– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 30/4/2020 (download)
2021
– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 29/4/2021 (download)
– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 27/10/2021 (download)
2022
– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 28/4/2022 (download)
2023
– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 27/4/2023 (download)
– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 14/11/2023 (download)
Demonstrações Financeiras TLSA
Informações Trimestrais - CVM
2019
- ITR de 31/03/2019 (download)
- ITR de 30/06/2019 (download)
- ITR de 30/09/2019 (download)
2020
- ITR de 31/03/2020 (download)
- ITR de 30/06/2020
- ITR de 30/09/2020 (download)
2021
- ITR de 31/03/2021 (download)
- ITR de 31/06/2021 (download)
- ITR de 30/09/2021 (download)
2022
- ITR de 31/03/2022 (download)
- ITR de 30/06/2022 (download)
- ITR de 30/09/2022 (download)
2023
- ITR de 31/03/2023 (download)
- ITR de 30/06/2023 (download)
- ITR de 30/09/2023 (download)
Demonstrações Financeiras Padronizadas - CVM
2018
- DFP de 31/12/2018 (download)
2019
- DFP de 31/12/2019 (download)
2020
- DFP de 31/12/2020 (download)
2021
- DFP de 31/12/2021 (download)
2022
- DFP de 31/12/2022 (download)
Canal de Denúncias do Grupo CSN
Este canal permite que qualquer parte interessada (vítimas, testemunhas ou denunciantes) relate condutas consideradas inadequadas que violem a legislação vigente e/ou contrária aos princípios éticos e diretrizes do Código de Conduta do Grupo CSN.
As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN.
Garantimos que todo relato é apurado com confidencialidade, imparcialidade, preservação do anonimato e não retaliação.
Acesse o Canal de Denúncias, ou ligue para o telefone 0800 884 2006 (disponível 24h).