Plano Estratégico de Inovação

Com o objetivo de posicionar a Cia estratégica e ativamente no ecossistema de inovação, visando a sustentabilidade operacional do Grupo, a Inovação na CSN está alinhada com as diretrizes e políticas do seu braço de inovação que é a CSN Inova.

O objetivo da CSN é criar um ambiente organizacional para viabilizar projetos de inovação em produtos, processos, eficiência energética e de meio ambiente em todas as unidades de negócio da empresa.

Com a captação de recursos financeiros em órgãos públicos e privados, a CSN beneficia toda a cadeia produtiva; conecta a empresa ao ambiente de desenvolvimento tecnológico e científico, nacional e internacional e cria oportunidades de inovações que geram valor agregado à Companhia, clientes e fornecedores.

Contato: inovacsn@csn.com.br

Destaque de Inovação em Produtos - Aços Avançados de Alta Resistência

Entre os destaques da Estratégia de Inovação da CSN, está o projeto de Inovação de Produtos de Aços Avançados de Alta Resistência para Aplicação em Escala Industrial no Setor Automobilístico. O objetivo é diminuir o consumo de combustíveis e os impactos ao meio ambiente.

A família de aços polifásicos AHSS é a resposta da siderurgia mundial para o atendimento à demanda de materiais que utilizam os métodos de produção atual e que, ainda, oferecem alta resistência mecânica com boa conformabilidade. Assim, atendendo plenamente aos requisitos fabris das montadoras, segurança veicular e redução de massa/consumo de combustível.

Os novos aços AHSS polifásicos podem ser classificados em Ferrita-Bainita, Dual-Phase (bifásicos), aços com transformação induzida por deformação ou TRIP-Transformation-Induced-Plasticity, aços Complex-Phase (CP) e aços martensíticos obtidos em linhas contínuas de produção.

Desta forma, o desenvolvimento de Produtos com Aços Avançados na CSN, engloba o desenvolvimento, oferta comercial e prestação de serviços técnicos para a aplicação dos aços no segmento automotivo, constituindo uma inovação pioneira.

Propriedade Intelectual
Com a missão de proteger o negócio e elevar a competitividade da CSN, a empresa possui um setor jurídico e tecnológico com expertise em PI. Responsáveis pela gestão dos ativos intangíveis e dos direitos de Propriedade Industrial, incluindo as marcas, patentes e desenhos industriais.

 

Interação com o meio científico e acadêmico
A CSN realiza acordos de cooperação com universidades, centros de tecnologia e institutos de pesquisas, nacionais e internacionais, visando estimular e apoiar a propagação de projetos de cooperação técnica, bem como, promover a criação de ambientes de inovação e desenvolvimento tecnológico relacionados a novos processos e/ou produtos.

Última atualização em 5 de maio de 2021.

Voltar Topo