Estrutura Corporativa
Em linha com os melhores padrões de governança corporativa, a estrutura de governança da CSN é composta pela Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Comitê de Auditoria, além do Comitê Financeiro, Conselho de Sustentabilidade e áreas de apoio à Administração.
1) Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão máximo na estrutura da companhia e tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da companhia e tomar todas as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. É competência da assembleia geral, dentre outras coisas, eleger e destituir os conselheiros de administração.
Todos os documentos a serem deliberados pela assembleia geral são disponibilizados previamente pela Companhia em sua sede social e website, e nos websites da CVM e da B3.
A Assembleia Geral se reúne nos quatro primeiros meses subsequentes ao encerramento do exercício social, a fim de deliberar sobre a eleição dos membros do Conselho de Administração, as contas apresentadas pelos administradores, as demonstrações financeiras, a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos. Extraordinariamente, a Assembleia Geral poderá se reunir sempre que os interesses sociais da Companhia o exigirem.
2) Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual por ele aprovado e, extraordinariamente, sempre que necessário. O mandato dos Conselheiros é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Atualmente o Conselho de Administração é composto por cinco membros. Uma vaga no Conselho de Administração é reservada ao representante dos empregados da Companhia, nos termos do Estatuto Social. Clique aqui para conhecer sua constituição.
O Conselho de Administração deve, entre outras atribuições, definir e acompanhar as políticas e estratégias da Companhia, acompanhar os atos da Diretoria Executiva e decidir sobre assuntos relevantes envolvendo os negócios e operações da CSN. É responsável pela eleição e destituição dos membros da Diretoria Executiva, podendo também, se necessário, criar comitês especiais para seu assessoramento.
Para conhecer suas demais responsabilidades, além das atribuições que lhe são confiadas por lei, confira o Estatuto Social da CSN.
Benjamin Steinbruch.É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2016, ocupando o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN“) desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração da CSN, também é Diretor Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pelas áreas, institucional e participações minerárias e ferroviárias. É Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa e membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Também é Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A. e Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A., Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A., Rio Iaco Participações S.A. Também atua como administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda. Nos últimos 5 anos, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Vicunha Siderurgia S.A. (incorporada pela Vicunha Aços S.A. em 2015), 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estados de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Robert Simonsen e Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., e administrador do Haras Phillipson Ltda. (sociedade extinta em novembro de 2017). É formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
Yoshiaki Nakano. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 29 de abril de 2004 e membro do Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005. Atua também como membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e, nos últimos 5 anos, foiatuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Antonio Bernardo Vieira Maia. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de abril de 2013, do Comitê de Auditoria desde 08 de agosto de 2013, ocupando a função de Presidente do Comitê de Auditoria desde 06 de maio de 2014. Também integrou o Comitê Financeiro de 07 de outubro de 2014 até 31 de dezembro de 2016. É Diretor Presidente da BRG Capital Ltda. desde julho de 2005 e membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. e da CSN Mineração S.A. (controladas pela CSN). Anteriormente, foi diretor do Credit Suisse / Banco Garantia de Investimentos S.A. de abril de 1995 a maio de 2005. Iniciou a carreira no Citibank Brasil como estagiário em 1982 e mudou-se para o Citibank de Nova York em 1986, onde atuou como Analista de investimentos Institucionais do Citigroup para a América Latina, até tornar-se Diretor do Citibank de Nova York. Foi associado do Banco Bozano Simonsen de Investimentos no período de agosto de 1979 a dezembro de 1981 e membro do Conselho do Banque Bénédict Hentsch & Cie SA, Geneva, Switzerland de abril a dezembro de 2006. Formado em 1981 em Negócios e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Miguel Ethel Sobrinho. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 26 de abril de 2019 e do Comitê de Auditoria desde 03 de maio de 2019. Além Disso, desde 2016 é integrante do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (empresa controlada pela CSN), Diretor e Acionista da Participa – Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo, Mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo e Membro do Conselho Curador e Fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.
Fabiam Franklin. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 28 de abril de 2016. Ocupa o cargo de Presidente do Conselho Consultivo do CSN Invest Fundo de Investimento em Ações desde 4 de abril de 2016, é membro do Conselho de Administração da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) desde abril de 2015, coordena o Programa de Educação Financeira da CSN desde 2008, e atua como Gerente Geral de Altos Fornos da Companhia desde novembro de 2002. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Metalurgia de Redução pela MC Master University em Ontário, Canadá e pós-graduação (MBA) pela Fundação Dom Cabral. e atualmente cursa mestrado profissional em Economia no IBMEC.
3) Comitê de Auditoria
Os padrões estabelecidos pela Security Exchange Commission (SEC) para companhias listadas na New York Stoch Exchange (NYSE) determinam a existência de um Comitê de Auditoria composto de, no mínimo, três conselheiros independentes que satisfaçam as exigências de independência da Norma 10A-3, sujeitas à Lei Reguladora das Bolsas, com um regulamento escrito que especifique determinados deveres mínimos. O Comitê de Auditoria da Companhia foi constituído em junho de 2005, de acordo com as normas da SEC, e é composto por três membros independentes do nosso Conselho de Administração.
O Comitê de Auditoria tem autonomia para a tomada de decisões no que se refere às disposições da Lei Sarbanes-Oxley – Seções 301 e 407. Algumas de suas atribuições principais são: rever as demonstrações financeiras e demais informações públicas sobre o desempenho operacional e a situação financeira da Companhia e recomendar ao Conselho de Administração a indicação, remuneração e contratação de auditor externo, bem como acompanhar a atuação das auditorias interna e externa. Com relação à contratação de auditores externos, são adotados procedimentos visando assegurar que não ocorram conflitos de interesse, perda de independência ou de objetividade do auditor no seu relacionamento com a Companhia.
O Comitê de Auditoria atualmente é composto pelos:
Antonio Bernardo Vieira Maia. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de abril de 2013, do Comitê de Auditoria desde 08 de agosto de 2013, ocupando a função de Presidente do Comitê de Auditoria desde 06 de maio de 2014. Também integrou o Comitê Financeiro de 07 de outubro de 2014 até 31 de dezembro de 2016. É Diretor Presidente da BRG Capital Ltda. desde julho de 2005 e membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. e da CSN Mineração S.A. (controladas pela CSN). Anteriormente, foi diretor do Credit Suisse / Banco Garantia de Investimentos S.A. de abril de 1995 a maio de 2005. Iniciou a carreira no Citibank Brasil como estagiário em 1982 e mudou-se para o Citibank de Nova York em 1986, onde atuou como Analista de investimentos Institucionais do Citigroup para a América Latina, até tornar-se Diretor do Citibank de Nova York. Foi associado do Banco Bozano Simonsen de Investimentos no período de agosto de 1979 a dezembro de 1981 e membro do Conselho do Banque Bénédict Hentsch & Cie SA, Geneva, Switzerland de abril a dezembro de 2006. Formado em 1981 em Negócios e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Yoshiaki Nakano. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 29 de abril de 2004 e membro do Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005. Atua também como membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e, nos últimos 5 anos, atuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Miguel Ethel Sobrinho. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 26 de abril de 2019 e do Comitê de Auditoria desde 03 de maio de 2019. Além Disso, desde 2016 é integrante do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (empresa controlada pela CSN), Diretor e Acionista da Participa – Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo, Mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo e Membro do Conselho Curador e Fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.
4) Diretoria Executiva
A gestão da CSN e a condução geral de seus negócios são realizadas pela Diretoria Executiva, conforme as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. A Diretoria Executiva é formada atualmente por cinco diretores executivos, sendo um o Diretor Presidente, são eles:
Benjamin Steinbruch. É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2016, ocupando o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN“) desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração da CSN, também é Diretor Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pelas áreas, institucional e participações minerárias e ferroviárias. É Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa e membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Também é Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A. e Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A., Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A., Rio Iaco Participações S.A. Também atua como administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda. Nos últimos 5 anos, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Vicunha Siderurgia S.A. (incorporada pela Vicunha Aços S.A. em 2015), 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estados de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Robert Simonsen e Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., e administrador do Haras Phillipson Ltda. (sociedade extinta em novembro de 2017). É formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
Marcelo Cunha Ribeiro. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 29 de setembro de 2017, sendo responsável pelas áreas de tesouraria, controladoria, tributária e de contabilidade. Antes de ingressar na CSN foi CFO do Grupo St. Marche, Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A., CFO do Grupo SBF (GP Investimentos Ltd), Managing Director na área de Private Equity da GP Investimentos Ltd e CFO da San Antonio International Ltd. Também foi membro do Conselho de Administração do Hopi Hari S.A., Telemar Norte Leste S.A. (Oi S.A.), Contax Participações S.A., Estácio Participações S.A., Magnesita Refratários S.A., BR Towers SPE1 S.A.. É bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Harvard Business School.
David Moise Salama. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas de seguros, crédito e patrimônio. Trabalha na CSN desde 2006, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Executivo de Relações com Investidores. É Diretor da Estanho de Rondônia S.A. e da Minérios Nacional S.A., membro do Conselho de Administração da Companhia Florestal do Brasil, CSN Mineração S.A., Itá Energética S.A., Sepetiba Tecon S.A., Lusosider – Aços Planos S.A., da Lusosider – Productos Siderúrgicos S.A., e da Lusosider Ibérica S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto da CSN) e da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (controlada da CSN) e ainda membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Antes de ingressar na CSN, foi Diretor de Controladoria e Finanças da Tecnisa Engenharia e Comércio, Birmann Comércio e Empreendimentos e Goldfarb Comércio e Construções. Foi Chefe de Informações Financeiras Consolidadas da Unilever Brasil e Auditor Sênior da PWC. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) com MBA em Finanças pela FEA-USP. Complementou sua formação acadêmica com os cursos Oxford Advanced Management and Leadership Programme na Saïd Business School, da Universidade de Oxford, Inglaterra, e Program on Negotiation na Harvard Law School, da Universidade de Harvard, Estados Unidos.
Luis Fernando Barbosa Martinez. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas comerciais e de logística dos segmentos de siderurgia, cimentos e vendas especiais. Trabalha na CSN desde 2002, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Comercial. Também foi conselheiro da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração em 30/11/2015). É membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM. É Diretor da Estanho de Rondônia S.A., Minérios Nacional S.A., CSN Energia S.A. e Stahlwerk Thüringen GmbH, ainda, membro do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. e da Companhia Florestal do Brasil, membro suplente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (todas sociedades controladas pela CSN), Presidente do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (ambas controladas em conjunto pela CSN). Também é membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Desde 23 de março de 2017 atua como membro da Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha. Antes de ingressar na CSN, foi Diretor Comercial da Alcan Alumínio do Brasil S.A., companhia onde atuou durante 14 anos em áreas de processos, qualidade, desenvolvimento de produtos/mercados e comercial. Ocupou cargos de Diretor Executivo do CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço e ABCEM – Associação Brasileira de Construção Metálica e foi Presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço – ABEAÇO. Recebeu “Prêmio Barão de Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) como Destaque Profissional e de Mercado, em 2016”.É graduado em Engenharia Metalúrgica pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduado em Administração Industrial pela Escola de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo e formado no Corporate Management Development Program pela Alcan Aluminum Limited, Montreal, Canadá.
Eduardo Guardiano Leme Gotilla. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de fevereiro de 2021, sendo responsável por novos projetos. Atualmente é conselheiro da MGI – Minas Gerais Investimentos e da CODEMIG/CODEMGE. Antes de ingressar na CSN, foi conselheiro da BB Previdência, Presidente do Conselho de Administração da Magnesita Refratários S.A..,CFO global da RHI Magnesita em Londres, vice-presidente de finanças corporativas e Relações com Investidores dessa mesma empresa e CFO na Magnesita Refratários S.A. Ocupou diversas posições financeiras, principalmente em multinacionais controladas por private equity, com experiência em finanças corporativas, gestão tributária, estratégia de capital, turnaround, gestão de desempenho e relações com investidores. É bacharel em Economia e Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
5) Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da Companhia não é permanente, funcionando nos exercícios sociais em que se instalar, a pedido de acionistas e nos termos da legislação aplicável. Em relação à sua estrutura e ao seu funcionamento, o Estatuto Social determina que será composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos pela Assembleia Geral e com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação. O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de Governança Corporativa, tendo como principal função fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos membros do Conselho de Administração e Diretores, e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. O Conselho Fiscal da Companhia foi instalado em 29 de junho de 2018 e é composto pelos seguintes membros:
Valmir Pedro Rossi – Efetivo. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (RS), com pós graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e em Marketing pela PUC Rio de Janeiro (RJ) e MBAs em Administração pela USP São Paulo (SP) e em Gestão de Negócios pela UNB-Brasília (DF). É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou como Contador nas empresas Casfor Org. Contábeis e Bertol S.A., como consultor no Sebrae RS, por 30 anos no Banco do Brasil S.A., ocupando diversos cargos, com destaque para Superintendente Estadual do Pará, Superintendente Estadual do RS, Superintedente de Varejo SP, Superintendente Corporate e Regional para a América Latina. Atuou também como Presidente do Banco da Amazônia, banco público federal, de capital aberto com sede em Bélem (PA). Atuou como Conselheiro de Administração ou Fiscal nas seguintes empresas: Metalúrgica Gerdau S.A., Brasilprev S.A., BB Seguridade S.A., Fucapi S.A., Banco da Amazônia S.A., além de diversas entidades e associações. Atualmente, é Conselheiro de Administração titular na empresa Kepler Weber S.A. e Conselheiro Fiscal titular na empresa KaMin Cadam S.A.
Tufi Daher Filho – Efetivo. Atualmente é Conselheiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Conselheiro Técnico da Hidrovias do Brasil S.A., proprietário da TDF Consultoria Empresarial Ltda., sócio da The Empreendimentos e Construtora Ltda. e dono das franquias Loungerie, Osklen e Richards em Uberlândia (MG). Nos últimos 5 anos atuou como Diretor da Cia. Metalic Nordeste; como Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da MRS Logística S.A., Diretor Presidente da Transnordestina Logística S.A.; e Conselheiro da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais, participou de curso profissionalizante ministrado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão com tema voltado ao Planejamento de Transporte, além disso, possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, e participou do Programa de Gestão Avançada em parceria com a INSEAD, na França. O Sr. Tufi Daher Filho declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
Beatriz Santos Martini – Suplente. Atualmente, é fundadora e Sócia Diretora da BSM & Associados Ltda., com 25 anos de atuação no mercado especializado em consultoria de Mudança Organizacional (Change Management), onde atua como líder de prática e consultora sênior, desde 1993. Nos últimos 5 anos prestou consultoria, em parceria ou não com outras consultorias de processos, em empresas tais como Makro, Casas Pernambucanas, Kroton Anhanguera, Marina Linhares Arquitetura, Supermercado CSD/Amigão (M&A). É graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Criatividade e em Tecnologia Educacional pela FAAP e Coaching pelo Leading Group (Argentina). A Sra. Beatriz Santos Martini declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeita aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
Angélica Maria de Queiroz – Suplente. Atualmente, é membro do Corpo Consultivo do IBGT (Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround) desde 2005, sócia fundadora da Clear Horizon (2002), consultora em estratégia de empresas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de suprimentos e distribuição, produção e vendas, administrativa e financeira e membro do Conselho Fiscal/Auditoria da ONG Américas Amigas. Foi consultora independente do Comitê de Auditoria da Companhia Siderúrgica Nacional de 2011 até 2017. É formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeira e pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. A Sra. Angélica Maria de Queiroz declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeita aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
Paulo Roberto Bellentani Brandão – Suplente. É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde abril de 2021. Também é membro suplente do Conselho Fiscal da AES Brasil S.A. e atua como advogado com foco em assessoramento de operações societárias e mercado de capitais. Ainda, atuou como membro titular do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A, durante o exercício de 2020. É graduado em Direito pela Universidade Paulista. Possui curso de Mercado de Capitais GV Law e Pós Graduação GV Law em Estruturas e Operações Empresariais.
André Coji – Efetivo. Atualmente, realiza Estruturação de Operações Financeiras em renomadas empresas do Mercado Imobiliário. Nos últimos 5 anos exerceu função de Diretor Tesoureiro e Relacionamento com Doadores para a Unibes (Organização sem fins lucrativos de SP). Foi membro do Conselho Consultivo de diversas empresas familiares brasileiras, ajudando na Gestão de Ativos, Planejamento Fiscal, Tributário e Sucessório. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de possuir o Certificado de Conselheiro de Administração do IBGC. O Sr. André Coji declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.
6) Diretores
Harry Morgenstern | Diretor de Procurement – CAPEX |
Helena Olimpia de Almeida Brennand Guerra | Diretoria de Meio Ambiente, Saúde, Segurança |
Igor Estrada Gouvea | Diretor de Auditoria, Riscos e Compliance |
João Mário Lourenço Filho | Diretor de Logística |
Leonardo de Abreu | Diretor de Gente e Gestão |
Luis Paulo Teles Ferreira Barreto | Diretor Institucional e Jurídico |
Ricardo Furtado | Diretor de Tecnologia da Informação |
Ubaldo Marques Silva Filho | Diretor de Procurement – OPEX |