Estrutura Corporativa

Em linha com os melhores padrões de governança corporativa, a estrutura de governança da CSN é composta pela Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Comitê de Auditoria, além do Comitê Financeiro, Conselho de Sustentabilidade e áreas de apoio à Administração.

1) Assembleia Geral

A Assembleia Geral é o órgão máximo na estrutura da companhia e tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da companhia e tomar todas as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. É competência da assembleia geral, dentre outras coisas, eleger e destituir os conselheiros de administração.

Todos os documentos a serem deliberados pela assembleia geral são disponibilizados previamente pela Companhia em sua sede social e website, e nos websites da CVM e da B3.

A Assembleia Geral se reúne nos quatro primeiros meses subsequentes ao encerramento do exercício social, a fim de deliberar sobre a eleição dos membros do Conselho de Administração, as contas apresentadas pelos administradores, as demonstrações financeiras, a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos. Extraordinariamente, a Assembleia Geral poderá se reunir sempre que os interesses sociais da Companhia o exigirem.

2) Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual por ele aprovado e, extraordinariamente, sempre que necessário. O mandato dos Conselheiros é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Atualmente o Conselho de Administração é composto por cinco membros. Uma vaga no Conselho de Administração é reservada ao representante dos empregados da Companhia, nos termos do Estatuto Social. Clique aqui para conhecer sua constituição.

O Conselho de Administração deve, entre outras atribuições, definir e acompanhar as políticas e estratégias da Companhia, acompanhar os atos da Diretoria Executiva e decidir sobre assuntos relevantes envolvendo os negócios e operações da CSN. É responsável pela eleição e destituição dos membros da Diretoria Executiva, podendo também, se necessário, criar comitês especiais para seu assessoramento.

Para conhecer suas demais responsabilidades, além das atribuições que lhe são confiadas por lei, confira o Estatuto Social da CSN.

Benjamin Steinbruch.É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 23 de abril de 1993, ocupando desde 28 de abril de 1995 o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa ainda o cargo de Diretor Presidente da Companhia desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pela área institucional e participações minerárias e ferroviárias. Também é Presidente do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. e da CSN Cimentos S.A. (empresas controladas da CSN), bem como Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Atualmente, ocupa, ainda, o cargo de Presidente do Conselho de Administração nas empresas Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A., Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A, bem como é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A. e da Rio Iaco Participações S.A., administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda. (todas essas sociedades fazem parte do grupo controlador da CSN). É presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa. Nos últimos 5 anos, foi 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Roberto Simonsen, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Presidente dos Conselhos de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., além de administrador do Haras Phillipson Ltda. (sociedade extinta em novembro de 2017). É formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.

Yoshiaki Nakano. Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 29 de abril de 2004, e membro do Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005, ocupando a função de Presidente do Comitê de Auditoria desde 30 de outubro de 2017. Atua também como membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), membro independente do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria da CSN Mineração S.A., membro independente do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. (empresas controladas pela CSN). Além disso, atua como Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo desde 2003. Nos últimos 5 anos, atuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Antonio Bernardo Vieira Maia. Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de abril de 2013, e membro do Comitê de Auditoria desde 08 de agosto de 2013, tendo ocupado a função de Presidente do Comitê de Auditoria de 06 de maio de 2014 até 30 de outubro de 2017. Também integrou o Comitê Financeiro da Companhia de 07 de outubro de 2014 até 31 de dezembro de 2016. É Diretor Presidente da BRG Capital Ltda. desde julho de 2005. Anteriormente, atuou como membro do Conselho de Administração das empresas Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. e CSN Mineração S.A. (controladas pela CSN) e Diretor do Credit Suisse / Banco Garantia de Investimentos S.A. de abril de 1995 a maio de 2005. Iniciou a carreira no Citibank Brasil como trainee em 1982 e mudou-se para o Citibank de Nova York em 1986, onde atuou como Analista de Investimentos Institucionais do Citigroup para a América Latina, até tornar-se Diretor do Citibank de Nova York. Foi associado do Banco Bozano Simonsen de Investimentos no período de agosto de 1979 a dezembro de 1981 e membro do Conselho do Banque Bénédict Hentsch & Cie SA, Geneva, Switzerland de abril a dezembro de 2006. Formado em Negócios e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Miguel Ethel Sobrinho. Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 26 de abril de 2019, e membro do Comitê de Auditoria desde 03 de maio de 2019. Também atua como membro independente do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. e da CSN Mineração S.A. (empresas controladas pela CSN). É Diretor e acionista da Participa – Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Curador e fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.

Fabiam Franklin. Ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 28 de abril de 2016. Também é Presidente do Conselho Consultivo do CSN Invest Fundo de Investimento em Ações desde 4 de abril de 2016 e Diretor de Metalurgia na Companhia desde maio de 2021. Anteriormente, foi Gerente Geral de Produção na Companhia, com passagens pelas unidades de Metalurgia de Redução, Metalurgia do Aço e Folhas Metálicas. Atuou, ainda, como membro do Conselho de Administração da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) de 2015 a 2017, e coordenou o Programa de Educação Financeira da CSN de 2008 a 2017. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), com especialização em Metalurgia de Redução pela MC Master University em Ontário, Canadá e pós-graduação (MBA) em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral – Belo Horizonte/MG e possui mestrado em Economia pelo IBMEC/RJ.

3) Comitê de Auditoria

Os padrões estabelecidos pela Security Exchange Commission (SEC) para companhias listadas na New York Stoch Exchange (NYSE) determinam a existência de um Comitê de Auditoria composto de, no mínimo, três conselheiros independentes que satisfaçam as exigências de independência da Norma 10A-3, sujeitas à Lei Reguladora das Bolsas, com um regulamento escrito que especifique determinados deveres mínimos. O Comitê de Auditoria da Companhia foi constituído em junho de 2005, de acordo com as normas da SEC, e é composto por três membros independentes do nosso Conselho de Administração.

O Comitê de Auditoria tem autonomia para a tomada de decisões no que se refere às disposições da Lei Sarbanes-Oxley – Seções 301 e 407. Algumas de suas atribuições principais são: rever as demonstrações financeiras e demais informações públicas sobre o desempenho operacional e a situação financeira da Companhia e recomendar ao Conselho de Administração a indicação, remuneração e contratação de auditor externo, bem como acompanhar a atuação das auditorias interna e externa. Com relação à contratação de auditores externos, são adotados procedimentos visando assegurar que não ocorram conflitos de interesse, perda de independência ou de objetividade do auditor no seu relacionamento com a Companhia.

O Comitê de Auditoria atualmente é composto pelos:

4) Diretoria Executiva

A gestão da CSN e a condução geral de seus negócios são realizadas pela Diretoria Executiva, conforme as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. A Diretoria Executiva é formada atualmente por cinco diretores executivos, sendo um o Diretor Presidente, são eles:

Benjamin Steinbruch. É integrante do Conselho de Administração desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de Diretor Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pelas institucional e participações minerárias e ferroviárias. É Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa e membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Também é Presidente do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (controlada pela CSN) e Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Além disso, é Presidente do Conselho de Administração da Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A., Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A., Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A., Rio Iaco Participações S.A., BS Holdings S.A. (antiga Ibis II Empreendimentos Ltda.), e administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda., Ibis Agrária Ltda. e Ibis Participações e Serviços Ltda. (todas essas sociedades fazem parte do grupo controlador da CSN). Nos últimos 5 anos, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Vicunha Siderurgia S.A. (incorporada pela Vicunha Aços S.A. em 2015), 1º Vice-Presidente da FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Robert Simonsen e Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., e administrador do Haras Phillipson Ltda. Formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.

Antonio Marco Campos Rabello. Ocupa o cargo de Diretor Executivo de Finanças na Companhia desde 18 de março de 2024, sendo responsável pelas áreas de tesouraria, controladoria, tributária e de contabilidade, acumulando as funções de Diretor de Relações com Investidores. Antes de ingressar na Companhia atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Unipar entre 2022 e 2024. Também ocupou o cargo de Diretor Financeiro na Novonor de 2018 a 2022; na Odebrecht Engenharia e Construção, de 2013 a 2018; Novonor Energia, de 2011 a 2013; e na Ocyan, entre 2008 e 2011. Além disso, participou da Braskem como Gerente e Diretor de Controladoria entre 2003 e 2008. É formado em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador. Possui MBA em Administração e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Marcelo Cunha Ribeiro. É Diretor Executivo sem designação específica, membro do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A Diretor da Minérios Nacional S.A., da Elizabeth Cimentos S.A., Diretor Superintendente e de Relações com Investidores da CSN Cimentos S.A., Diretor Financeiro da Berkeley Empreendimentos e Participações S.A. e CSN Cimentos Brasil S.A., membro do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A., Presidente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., Vice-Presidente do Conselho de Administração da Metalgráfica Iguaçu S.A., Presidente do Conselho de Administração e Diretor da Companhia Energética Chapecó – CEC, membro do Conselho de Administração e Diretor Superintendente e de Relações com Investidores da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica – CEEE-G, Diretor da Ventos de Curupira S.A., Ventos de Vera Cruz S.A., Ventos de Povo Novo S.A., membro suplente do Conselho de Administração da Chapecoense Geração S.A., da Foz de Chapecó Energia S.A., da Companhia Energética Rio das Antas – CERAN, Diretor do Consórcio Itaúba e do Consórcio Passo Real, membro do Conselho da CSN Resources S.A., membro do “Supervisory Board” da Stahlwerk Thüringen GMBH (todas controladas da Companhia), Diretor Administrativo-Financeiro da Equimac S.A., Presidente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controladas em conjunto pela Companhia), bem como Presidente do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Antes de ingressar na CSN, atuou como Diretor Financeiro do Grupo St. Marche, Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A., Diretor Financeiro do Grupo SBF (GP Investimentos Ltd), Managing Director na área de Private Equity da GP Investimentos Ltd. e Diretor Financeiro da San Antonio International Ltd., bem como membro do Conselho de Administração do Hopi Hari S.A., Telemar Norte Leste S.A. (Oi S.A.), Contax Participações S.A., Estácio Participações S.A., Magnesita Refratários S.A., e BR Towers SPE1 S.A.. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Harvard Business School.

Rogério Bautista da Nova Moreira. Ocupa o cargo de Diretor Executivo Jurídico na Companhia desde 18 de março de 2024. Antes de ingressar na Companhia ocupou o cargo de Diretor Jurídico e de Governança nas seguintes empresas: Odebrecht Engenharia e Construção S.A., de 2022 a 2024; Novonor S.A., de 2019 a 2022; e OR Empreendimentos Imobiliários S.A, entre 2016 e 2019. Foi Diretor Jurídico na Odebrecht Energia S.A, entre 2012 e 2016, bem como foi advogado na Construtora Norberto Odebrecht S.A., entre 2008 e 2012, e Gerente Jurídico na Braskem S.A. entre 2002 e 2008. Também possui mais de 5 anos de experiência como Conselheiro de Administração das empresas: OEC S.A. (2021-2022); Odebrecht Transport S.A. (2020-2022); Ocyan S.A. (2020-2022); OR Emp. e Participações S.A. (2019-2021); Braskem S.A. (2019-2021); Lagoa da Barra S.A. (2017-2020); Odebrecht Comercializadora de Energia S.A. (2014-2015); Santo Antônio Energia S.A. (2014-2015 e 2020-2022). É formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, com pós-graduação e Mestrado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

David Moise Salama. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas de seguros, crédito e patrimônio. Trabalha na CSN desde 2006, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Executivo de Relações com Investidores. Também é Diretor da Estanho de Rondônia S.A., Diretor Presidente da Companhia Florestal do Brasil, Presidente do Conselho de Administração da CBSI – Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Itá Energética S.A., atua na administração da CSN Islands VII Corp, CSN Islands XII Corp, Lusosider – Aços Planos S.A., Lusosider – Productos Siderúrgicos S.A. e Lusosider Ibérica S.A., membro suplente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (todas empresas controladas pela CSN) e membro suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto da CSN). Anteriormente atuou como membro do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A., Companhia Florestal do Brasil, Sepetiba Tecon S.A. e como Diretor da Minérios Nacional S.A. (todas empresas controladas da CSN), e como membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Antes de ingressar na CSN, foi Diretor de Controladoria e Finanças da Tecnisa Engenharia e Comércio Ltda., Birmann S.A. Comércio e Empreendimentos e Goldfarb Comércio e Construções Ltda.. Ainda, ocupou o cargo de Chefe de Informações Financeiras Consolidadas da Unilever Brasil Ltda. e Auditor Sênior da PWC Auditores Independentes. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com MBA em Finanças pela FEA-USP, complementou sua formação acadêmica com os cursos Oxford Advanced Management and Leadership Programme na Saïd Business School, da Universidade de Oxford, Inglaterra, e o Program on Negotiation na Harvard Law School, Estados Unidos.

Luis Fernando Barbosa Martinez. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas comerciais e de logística dos segmentos de siderurgia, cimentos e vendas especiais. Trabalha na CSN desde 2002, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Comercial. Também atua como Presidente do Conselho de Administração, membro do Comitê Estratégico e do Comitê de Sustentabilidade da MRS Logística S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controladas em conjunto pela CSN), Diretor da Estanho de Rondônia S.A. e da CSN Energia S.A., Diretor Presidente da Companhia Metalúrgica Prada, Diretor Comercial da CSN Cimentos S.A., atua na administração da Stahlwerk Thuringen GMBH, CSN Mining Asia Limited, CSN Islands VII Corp, CSN Islands XII Corp, CSN Steel S.L.U., CSN Mining Holding S.L.U., CSN Steel Holdings 1, S.L.U., CSN Productos Siderúrgicos, S.L.U., Lusosider – Aços Planos S.A., Lusosider Projectos Sideúrgicos S.A., Lusosider Ibérica S.A. (todas sociedades controladas pela CSN), bem como é membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente de Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Também atuou como membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM até 2016 e como membro da Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha até 2018. Anteriormente, atuou como membro do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A., Companhia Florestal do Brasil, Companhia Metalúrgica Prada, Sepetiba Tecon S.A e CSN Mineração S.A. (todas empresas controladas da CSN). Antes de ingressar na CSN, foi Diretor Comercial da Alcan Alumínio do Brasil S.A. companhia onde atuou durante 14 anos em áreas de processos, qualidade, desenvolvimento de produtos/mercados e comercial, Diretor Executivo do CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço e ABCEM – Associação Brasileira de Construção Metálica e Presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço – ABEAÇO. Recebeu o “Prêmio Barão de Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) como Destaque Profissional e de Mercado, em 2016″ e é certificado pelo IBGC como Conselheiro de Administração Experiente IBGC (CCA + IBGC)”. Formado em Engenharia Metalúrgica pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduado em Administração Industrial pela Escola de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo e complementou sua formação em Corporate Management Development Program pela Alcan Aluminum Limited, Montreal, Canadá.

Alexandre de Campos Lyra. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de março de 2023, sendo responsável pela área de produção do segmento de siderurgia. De 1999 a 2022 atuou em diversos cargos na Vallourec Soluções Tubulares Brasil S.A. (“Vallourec Brasil”), tendo exercido, de 2009 a 2022, o cargo de Presidente da Vallourec Brasil, e de 2014 a 2022 o cargo de Vice-Presidente e Membro do Comitê Global de Gestão do Grupo Vallourec. Atuou também como Diretor de Operações, Gerente Geral de Marketing e Vendas de Tubos Industriais e Superintendente de Marketing da Vallourec Brasil. De 2016 a 2018 foi Presidente do Instituto do Aço Brasil (IABR). Anteriormente, atuou no Grupo Mannesmann Brasil, tendo ocupado os cargos de Superintendente do Laminador de Barras, Gerente de Produção dos Laminadores de Barras, Assistente Técnico do Superintendente de Siderurgia e do Diretor Industrial, e Engenheiro de Pesquisa. É graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com mestrado em Ciência dos Materiais pela mesma instituição e é Doutor em Metalurgia pela Universidade de Aachen na Alemanha.

Stephan Heinz Josef Victor Weber. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 07 de junho de 2021, sendo responsável pela área de investimentos. Antes de ingressar na Companhia, atuou como Diretor Presidente da Scorpius Gold Brasil S.A., 3 Scorpius Gold Mineração S.A. e Brasil Calcarium S.A., de 2018 a 2021. Também atuou, no Brasil e no exterior, em empresas do ramo de siderurgia e mineração, como a African Minerals, Anglo American e Rio Tinto. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais e formação em Negócios Globais (Global Business) pela Saïd Business School na Universidade de Oxford, Reino Unido.

5) Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia não é permanente, funcionando nos exercícios sociais em que se instalar, a pedido de acionistas e nos termos da legislação aplicável. Em relação à sua estrutura e ao seu funcionamento, o Estatuto Social determina que será composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos pela Assembleia Geral e com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação. O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de Governança Corporativa, tendo como principal função fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos membros do Conselho de Administração e Diretores, e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. O Conselho Fiscal da Companhia foi instalado em 29 de junho de 2018 e é composto pelos seguintes membros:

Paulo Roberto Evangelista de Lima – Efetivo. Administrador, M.B.A, Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil, Fundação Dom Cabral; Pós-Graduação Lato Sensu, Administração Financeira IBMEC; Especialização em Gestão de Negócios, Fundação Dom Cabral; Curso de Governança Corporativa, USP. BANCO DO BRASIL S.A.(CARGOS DE GESTÃO): Presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A. no período de janeiro/2013 a Outubro/2014. Coordenador do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasília S.A. de Janeiro 2013 a Outubro de 2014. GOVERNANÇA CORPORATIVA: Conselheiro Fiscal da Rio Grande Energia em Porto Alegre, RS, Período de maio/2000 a abril/2001; Conselheiro Fiscal da CPFL Distribuição e CPFL Geração: Período de abril/2002 a abril/2004; Conselheiro de Administração da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. de maio de 2008 a abril 2012, onde respondeu também pela coordenação do Comitê Jurídico e de Auditoria; Conselheiro Fiscal da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil PREVI: Período de julho/2002 a maio/2004; Conselheiro Fiscal da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi – de fevereiro/2010 a Maio/2012; Conselheiro de Administração da Cadan RJ: Período de abril/2002 a abril/2003; Conselheiro Fiscal da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A.- Período de abril/2004 a abril/2006; Conselheiro Fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. de setembro 2016 a julho/2019. Conselheiro Fiscal da Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S.A., Usiminas, de novembro 2016 até abril de 2018; Membro da Comissão de Risco Operacional da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, representando o Banco do Brasil S.A. – de Janeiro 2004 a Julho de 2007. Membro do Comitê de Supervisão do Fundo Garantidor de Crédito – FGC, de setembro/2007 até Janeiro/2012; Membro da Comissão de Riscos da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, desde julho/2010 até Janeiro/2012; Membro Titular da Comissão de Compliance da FEBRABAN de Dezembro/2007 a Janeiro/2012; Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto de Governança Corporativa IBGC – Outubro 2016; Sócio Participante para realização de serviços de consultoria e assessoria na condução de processo de aquisição de parte ou da totalidade do capital de Instituição Financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil em conjunto com JL RODRIGUES, CARLOS ÁTILA & CONSULTORES ASSOCIADOS S/S – de março de 2015 até Dezembro 2015. Membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil S.A. – BB, desde Abril/2019 até a presente data. Membro do Comitê de Gestão de Riscos e de Capital – CORIS, do Banco do Brasil S.A., deste setembro/2019 até a presente data e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade – COPREM, do Banco do Brasil, desde maio/2019 até a presente data. Membro Nato do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil – FBB, desde setembro 2021 até a presente data.

Nilton Maia Sampaio – Suplente. Ocupa o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde abril de 2022. Ao longo dos últimos 10 anos atuou como consultor pela SGM Consultores nas áreas contábil e financeira de empresas de médio e grande porte, como Diretor e Conselheiro Fiscal de empresas do setor de energia e aviação (i.e. Diretor Financeiro da ATINA ATIVOS NATURAIS durante 3 anos; consultor econômico e financeiro responsável pela elaboração de laudos técnicos contábeis, diagnóstico econômico financeiro e laudos de avaliação econômica e financeira; membro titular do Conselho Fiscal da Multiplus, TAM, CERIPA de Energia, BRENCO HOLDING, Grupo Vicunha, Norte Energia S/A e coordenador do Comitê de Auditoria do Grupo Mapfre). Além disso, é sócio da empresa SGM CONSULTORES ASSOCIADOS.

Beatriz Santos Martini – Suplente. Ocupa o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde junho de 2018. Além disso, é membro do Comitê de Auditoria da CSN Mineração S.A., fundadora e sócia-administradora da BSM & Associados Ltda., com 27 anos de atuação no mercado, especialização em projetos de consultoria de Mudança Organizacional (Change Management), e líder de prática e consultora sênior desde 1993. Nos últimos 5 anos prestou consultoria para diversas empresas, tais como Makro, Casas Pernambucanas, Kroton Anhanguera, Marina Linhares Arquitetura, Supermercado CSD/Amigão (M&A). Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Criatividade e em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Álvares Penteado e Coaching pelo Leading Group (Argentina).

Angélica Maria de Queiroz – Efetiva. Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da Companhia, para o qual foi eleita em maio de 2022. Integra o Conselho Fiscal desde junho de 2018, ocupando inicialmente o cargo de membro suplente e tornando-se membro efetivo após substituição de membro titular realizada em fevereiro de 2022. Também atua como membro do Comitê de Auditoria da CSN Mineração S.A. desde janeiro de 2021 e é associada e Diretora do Centro de Debate de Políticas Públicas – CDPP. Além disso, é membro do Corpo Consultivo do IBGT (Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround) desde 2005, sócia fundadora da Clear Horizon (2002), consultora em estratégia de empresas nacionais e internacionais (atuando nas áreas de suprimentos e distribuição, produção e vendas, administrativa e financeira) e membro do Conselho Fiscal/Auditoria da ONG Américas Amigas. Atuou como consultora independente do Comitê de Auditoria da Companhia Siderúrgica Nacional de 2011 até 2017. Formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Andriei José Beber – Suplente. Ocupa o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde abril de 2022. É Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, com experiência na área de finanças, controladoria, auditoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade; Professor do Programa de formação executiva FGV Management, atuando na área de Finanças e Métodos Quantitativos; Pesquisador e Consultor na área de governança corporativa, gestão e manutenção de infraestrutura, análise de projetos de investimentos e finanças corporativas. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Conselheiro de Administração das Centrais Elétricas de Santa Catarina/CELESC SA (2010-2015), onde coordenou o Comitê Estratégico e Desenvolvimento Executivo com envolvimento direto na elaboração de contratos de gestão e desempenho; Conduziu o processo de revisão do regimento do Conselho de Administração e seus respectivos comitês; Entusiasta de ESG, implantou o Comitê de Sustentabilidade, coordenando-o durante seu período na CELESC. Foi Conselheiro de Administração Suplente da ELETROPAULO (2017-2018), onde integrou o Comitê de Remuneração e Pessoas, envolvido diretamente no realinhamento das políticas de gestão de pessoas em face da migração para o Novo Mercado. Atualmente é Conselheiro de Administração da Tecnisa onde coordena o Comitê de Auditoria. Premiado como melhor professor de Finanças e Métodos Quantitativos do Brasil em 2009, 2010, 2013 e 2014. É co-autor dos livros Compliance Estratégico vol. 1 e 2. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior.

André Coji – Efetivo. Ocupa o cargo de membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia, desde junho de 2018. Também atua como membro efetivo do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A., membro efetivo do Conselho de Administração, membro do Comitê Independente de Partes Relacionadas e membro do Comitê Financeiro e de Auditoria da Smiles Fidelidade S.A., Presidente do Conselho Fiscal da Tecnisa S.A., Diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Além disso, realiza operações financeiras estruturadas no mercado imobiliário em renomadas empresas. Nos últimos 5 anos, atuou como membro efetivo de Conselho de Administração da Via Varejo S.A, além de ter exercido atividades filantrópicas de tesouraria e arrecadação de fundos para a União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social, uma organização sem fins lucrativos, bem como foi membro do conselho de empresas familiares no setor imobiliário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de possuir o Certificado de Conselheiro de Administração do IBGC.

6) Diretores

Harry Morgenstern Diretor de Procurement – CAPEX
Helena Olimpia de Almeida Brennand Guerra Diretoria de Meio Ambiente, Saúde, Segurança
Igor Estrada Gouvea Diretor de Auditoria, Riscos e Compliance
João Mário Lourenço Filho Diretor de Logística
Leonardo de Abreu Diretor de Gente e Gestão
Luis Paulo Teles Ferreira Barreto Diretor Institucional
Ricardo Furtado Diretor de Tecnologia da Informação
Rogério Bautista da Nova Moreira Diretor Jurídico
Ubaldo Marques Silva Filho Diretor de Procurement – OPEX

Última atualização em 22 de abril de 2024.