Gestão Ambiental

Hoje, as instalações da CSN de siderurgia, mineração, cimentos, logística e energia estão sujeitas a diversas leis, regulamentos e licenças no Brasil, relativos principalmente à proteção e integridade da saúde, da segurança e do meio ambiente. É rotina de todas as unidades da CSN adotar procedimentos de levantamento de Aspectos Impactos significativos.

A legislação brasileira de prevenção, mitigação e remediação de impactos socioambientais continua a mudar. Isso inclui novos parâmetros de lançamento de efluentes líquidos e emissões atmosféricas, regras para preservação da fauna e da flora, novos regulamentos de gestão hídrica e de resíduos sólidos, novas restrições por parte dos órgãos ambientais quanto às ampliações e expansão do negócio, bem como aumento das exigências de preservação de florestas nativas e criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs como compensação ambiental pelos projetos de expansão industrial e de mineração.

Politica de Sustentabilidade

Com a missão de unificar as políticas e práticas de áreas especialmente importantes e sinérgicas, a Diretoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança lança sua nova Política Integrada de Sustentabilidade e HSE (Health, Safety and Environment) assinada pelo Diretor Presidente da Companhia.

A nossa Política e o Sistema de Gestão Ambiental reforçam o comprometimento com a geração de valor para os stakeholders e estão alinhados às diretrizes regulatórias e de melhores práticas globais, promovendo o desdobramento dessas diretrizes em todas as operações, detalhando responsabilidades e procedimentos a serem seguidos. Norteadas por nossa Política, as unidades operacionais possuem áreas responsáveis pela Gestão de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, que dão suporte aos processos, com a missão de fornecer soluções ambientais inovadoras e direcionadas, de acordo com o contexto de cada unidade operacional.

A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, fundamentada em seus valores e essência em “Fazer bem, Fazer mais e Fazer pra sempre”, alinhada às necessidades e expectativas de suas partes interessadas, atua de forma propositiva no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que agreguem valor aos negócios de Siderurgia, Mineração, Logística, Cimentos e Energia. Por meio da incorporação proativa das melhores práticas socioambientais, concorrenciais, éticas e de governança em suas decisões e do fortalecimento da cultura de prevenção e controle dos riscos à saúde e à segurança, do respeito ao meio ambiente e do comportamento ético e seguro de seus colaboradores diretos e indiretos, a CSN se compromete SEMPRE a:
.

Sustentabilidade do Negócio: Incorporar a sustentabilidade nas decisões do Grupo CSN como um princípio que guie os seus negócios em todo o seu ciclo de vida, considerando a proteção ao meio ambiente e à biodiversidade, a utilização consciente dos recursos naturais e ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas como diferenciais para atuar na vanguarda do desenvolvimento de processos, produtos e soluções inovadoras, de forma a prevenir e mitigar impactos negativos e potencializar a geração de impactos positivos sobre as comunidades locais. Além disso, alinhar suas práticas a compromissos nacionais e internacionais, tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios Orientadores dos Direitos Humanos (POs) e manter, por meio da liderança, cada colaborador responsável pela proteção ao meio Ambiente e pela sua performance em Saúde e Segurança do Trabalho, através do autocuidado e comportamento seguro.

Empresa Ética, Transparente e Inclusiva: Comunicar com clareza, transparência e tempestividade, o seu desempenho em questões relacionadas ao meio ambiente, à saúde e segurança do trabalho e a sua atuação social, prezando pela manutenção do relacionamento pautado no diálogo com as comunidades locais, conciliando a viabilidade dos seus negócios e o desenvolvimento local, materializados pelo investimento em programas e projetos socioambientais que colaborem para conservação do meio ambiente e a melhoria das condições de vida nos locais onde estamos presentes. Seguir os preceitos de boa governança, ética e integridade, respeitando os direitos humanos e combatendo proativamente as práticas de trabalho infantil, forçado ou em condições análogas ao escravo, assédio e discriminação em toda as suas formas ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Incentivar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, com respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva, mantendo permanentemente abertos e internalizando as demandas dos canais de comunicação com públicos interno e externo.

Melhoria Contínua: Garantir que todos os seus colaboradores e parceiros busquem melhorar continuamente o desempenho de suas atividades por meio do trabalho seguro, saudável e com qualidade de vida e considerem os aspectos ambientais, os riscos à saúde e segurança de todos e a inovação como parte integrante de suas tarefas, de forma que os esforços para atingir a melhoria constante também se reflitam nas condições de trabalho e no bem-estar de todos, em conformidade com conceituados padrões de saúde, proteção ao meio ambiente, qualidade de vida e segurança do trabalho.

Proteção do Meio Ambiente, Prevenção da Poluição e Acidentes: Considerar a proteção ao meio ambiente e a prevenção à ocorrência de acidentes e impactos ambientais negativos como pilares estratégicos na construção dos seus objetivos e metas, buscando influenciar toda a nossa cadeia produtiva. Desenvolver e incentivar programas de proteção do meio ambiente e prevenção à poluição, fomentando a economia circular por meio do uso sustentável e consciente dos recursos naturais, da preservação da biodiversidade. Gerir de forma estruturada aspectos e controles da mitigação dos impactos e riscos ao meio ambiente, à saúde e segurança do trabalho.

Respeito à Legislação: Atender a legislação vigente referente à proteção do Meio Ambiente, à Saúde e Segurança do Trabalho e buscar, sempre que possível, exceder as nossas obrigações, antecipando desafios decorrentes de potenciais mudanças regulatórias.

Educar e Treinar: Treinar, capacitar, educar, conscientizar e incentivar nossos colaboradores a adotarem um comportamento inovador, participativo e comprometido para a execução em alta performance de suas atividades, com uma visão de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, através da implementação de uma cultura que os incentive a vivenciar de forma constante a preocupação com o meio ambiente, a biodiversidade, a saúde e segurança de todos.

Sistema de Gestão Ambiental

Dessa forma, a Companhia conta com um Sistema de Gestão Ambiental – SGA certificado na Norma ISO 14001 na maior parte de suas unidades, mantendo um canal aberto ao público interno e externo, por meio da Linha Verde. Todos os controles ambientais são auditados, também, para atender a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), contribuindo para atenuar os riscos ambientais de suas operações.

Dentre suas unidades de negócio, a CSN possui Certificado ISO 14001 em: Casa de Pedra (Congonhas, MG), Usina Presidente Vargas (Volta Redonda, RJ), Porto Real (Porto Real, RJ), Mina da Bocaina (Arcos, MG), CSN Paraná (Araucária, PR), TECON (Sepetiba, RJ), Prada Distribuição (Mogi das Cruzes, SP). As demais unidades estão em processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA e vêm seguindo um programa corporativo para seu progressivo avanço seguindo as diretrizes da ISO 14001.

O desenvolvimento do SGA cabe ao Comitê Interno de Gestão Ambiental (CIGA) que é formado por profissionais das áreas de meio ambiente e operação das unidades. Esse grupo se reúne mensalmente, visando manter a melhoria contínua do SGA implantado, bem como detectar e prevenir possíveis impactos ambientais.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

A CSN abriu uma nova frente: o Programa de Educação Ambiental (PEA), iniciativa da Companhia gerida pela Fundação CSN, com destaque para as unidades de Arcos e da CSN Mineração S.A., visando reafirmar seu compromisso com a transformação de valores e atitudes por meio de novos hábitos e conhecimentos. O projeto de educação ambiental com ênfase nas questões relacionadas aos patrimônios histórico e natural, em locais de atuação e relacionados a suas atividades, utiliza a arte como instrumento de diálogo entre alunos da rede pública, professores e funcionários da empresa.

Downloads

EIA – Estudos de Impacto Ambiental para Ampliação de Produção da Mina da Bocaina – Produção de Calcário – Arcos – MG/2020:

EIA – Estudos de Impacto Ambiental para Ampliação de Produção da Mina da Bocaina – Produção de Calcário – Arcos – MG/2014 (Parte 1) (Parte 2) (Parte 3) (Parte 4) (Parte 5) (Parte 6)

RIMA – Relatório de Impacto Ambiental para Ampliação de Produção da Mina da Bocaina – Produção de Calcário – Arcos – MG (Clique aqui)

 

Dúvidas, Sugestões e Reclamações

Um dos canais de relacionamento com partes interessadas é a Linha Verde – canal eletrônico (telefone e e-mail) ao serviço da sociedade para eventuais reclamações, dúvidas e sugestões de caráter ambiental relacionadas às atividades da empresa. Uma equipe especializada da CSN tem o compromisso de responder às demandas da comunidade no prazo máximo de 15 dias úteis. O volume de ligações é reportado periodicamente à alta liderança.

Telefone: 0800 2824440 (ligação gratuita)
E-mail: meio.ambiente@csn.com.br

Última atualização em 24 de junho de 2021.

Voltar Topo