ERSA

A Estanho de Rondônia S/A (ERSA) é constituída pela Mina Santa Bárbara, no Município de Itapuã do Oeste, e pela fundição situada em Ariquemes. Na unidade de mineração é extraída a cassiterita. Em Ariquemes essa cassiterita é fundida e transformada em estanho, grau “A”, na forma de lingotes. A jazida tem reservas demonstradas de quase 30 mil toneladas que, com os recursos, totalizam mais de 60 mil toneladas de estanho contido em toda a ERSA. A fundição tem capacidade nominal para processar anualmente 3.600 toneladas de estanho metálico.

A aquisição da ERSA, em 2005, foi estratégica para a CSN, visto que o estanho é empregado na fabricação de folhas-de-flandres, revestimento de alto valor agregado e utilizado em embalagens. A companhia é a única fabricante desse produto no Brasil e uma das cinco maiores do mundo.

Política da Qualidade

A Estanho de Rondônia S/A – ERSA, indústria de produção de Sn e suas ligas, estabelece como compromisso:

  • Atender às necessidades e expectativas de seus clientes através de atendimento aos requisitos;
  • Atender às necessidades das demais partes interessadas através de cumprimento de requisitos normativos e legais aplicáveis;
  • Desenvolver ações que visam promover a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços;
  • Capacitar os empregados em prol do cumprimento dos objetivos da ERSA.

 

Cadeia de Suprimentos

Política de Minerais da ERSA

Updated Politics – English

Política atualizada – Português

 

Relatório anual (Due Diligence) de 2020

Due Diligence – Português

 

Mecanismo de Reclamação sobre cadeia de suprimentos da ERSA (Grievance Mechanism)

Este canal permite que qualquer parte interessada (pessoas afetadas ou denunciantes) expresse preocupações com as circunstâncias da extração mineral, comércio, manuseio e exportação referente a qualquer fornecedor de minérios ligados à ERSA.

Isso permite que a empresa seja alertada sobre os riscos em sua cadeia de abastecimento, e em apoio aos controles já implementados internamente sobre avaliação de riscos.

 

Formulário para envio de denúncias

Este canal pode ser utilizado por qualquer parte interessada (pessoas afetadas ou denunciantes) de forma absolutamente anônima enviar reclamação/denúncia, que serão analisadas diretamente pelo responsável do sistema de gestão de Due Diligence e encaminhados à Diretoria da Empresa.

    Nota: Quaisquer outras denúncias podem ser feitas através dos contatos no endereço: https://www.csn.com.br/fale-conosco/

    Última atualização em 18 de março de 2021.

    Voltar Topo