ERSA

A Estanho de Rondônia S/A (ERSA), uma empresa do grupo CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, não utiliza cassiterita ou outra matéria prima da República Democrática do Congo ou de seus países vizinhos (Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia), conforme definido na Seção 13 (P) da “Securities Exchange” Act de 1934, em nossos processos de fabricação e produtos de estanho.

A ERSA está localizada no norte do Brasil, no estado de Rondônia. Sua metalurgia está localizada no município de Ariquemes e toda cassiterita utilizada no seu processo é proveniente de sua mina própria (mina de Santa Bárbara, localizada no município de Itapuã do Oeste-RO) ou de outros fornecedores que extraem cassiterita exclusivamente no Brasil e que seguem todas as regulações do governo brasileiro para extração mineral. Na unidade de mineração é extraída a cassiterita. Em Ariquemes essa cassiterita é fundida e transformada em estanho, grau “A”, na forma de lingotes. A jazida tem reservas demonstradas de quase 30 mil toneladas que, com os recursos, totalizam mais de 60 mil toneladas de estanho contido em toda a ERSA. A fundição tem capacidade nominal para processar anualmente 3.600 toneladas de estanho metálico.

A ERSA reconhece os riscos de impactos adversos significativos que podem estar associados à extração, comércio, manuseio e exportação de minerais de áreas afetadas por conflitos e de alto risco. A ERSA tem a responsabilidade de respeitar os direitos humanos e não contribuir para o conflito, compromete-se coma política de fornecimento de mineral responsável de áreas afetadas por conflitos e de alto risco.

A aquisição da ERSA, em 2005, foi estratégica para a CSN, visto que o estanho é empregado na fabricação de folhas-de-flandres, revestimento de alto valor agregado e utilizado em embalagens. A companhia é a única fabricante desse produto no Brasil e uma das cinco maiores do mundo.

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Política da Qualidade

A Estanho de Rondônia S/A – ERSA, indústria de produção de Sn e suas ligas, estabelece como compromisso:

  • Atender às necessidades e expectativas de seus clientes através de atendimento aos requisitos;
  • Atender às necessidades das demais partes interessadas através de cumprimento de requisitos normativos e legais aplicáveis;
  • Desenvolver ações que visam promover a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços;
  • Capacitar os empregados em prol do cumprimento dos objetivos da ERSA.

 

Cadeia de Suprimentos

Política de Minerais da ERSA

Política atualizada – Português

 

Relatório anual (Due Diligence)

Due Diligence – Português

 

Mecanismo de Reclamação sobre cadeia de suprimentos da ERSA (Grievance Mechanism)

Este canal permite que qualquer parte interessada (pessoas afetadas ou denunciantes) expresse preocupações com as circunstâncias da extração mineral, comércio, manuseio e exportação referente a qualquer fornecedor de minérios ligados à ERSA.

Isso permite que a empresa seja alertada sobre os riscos em sua cadeia de abastecimento, e em apoio aos controles já implementados internamente sobre avaliação de riscos.

 

Canal de Denúncias do Grupo CSN

Este canal permite que qualquer parte interessada (vítimas, testemunhas ou denunciantes) relate condutas consideradas inadequadas que violem a legislação vigente e/ou contrária aos princípios éticos e  diretrizes do Código de Conduta do Grupo CSN.

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN.

Garantimos que todo relato é apurado com confidencialidade, imparcialidade, preservação do anonimato e não retaliação.

Clique aqui e acesse o Canal de Denúncias, ou ligue para o telefone 0800 884 2006 (disponível 24h).

 

Conheça a Linha Verde da CSN Mineração – ERSA o canal de comunicação para todos

A CSN Mineração – ERSA possui um canal de comunicação disponível para a comunidade e para o público interno (colaboradores e contratadas) que opera em 2 vias: contato telefônico para ligação gratuita e e-mail.

O canal foi criado para receber reclamações, sugestões e/ou elogios relacionados a assuntos socioambientais. A intenção é manter o relacionamento com a comunidade e ouvir o público interno, promovendo uma comunicação direta e eficaz.

Posso divulgar na minha comunidade?

  • Sim. Sempre que possível, informe seus familiares e amigos sobre nossos canais.

Posso fazer ligações para registrar minhas reclamações e sugestões e elogios?

  • Sim. Sua contribuição é muito importante para o desenvolvimento da empresa.

Como entrar em contato:

  • Ligação gratuita: 0800 282 4440

Funcionamento: Segunda a Sexta (horário administrativo)

Finais de semana e feriados (recados no Correio de Voz)

Última atualização em 12 de abril de 2023.

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