Cimento

A CSN iniciou a produção de  cimento em 2009, no estado do Rio de Janeiro. Em 2015, a nova fábrica de cimentos localizada em Arcos (MG) começou a operar, elevando a capacidade instalada da companhia para 4,3 milhões de toneladas. 

A combinação da escória de alto forno, resultante do processo siderúrgico na Usina Presidente Vargas, e do clínquer, produzido junto à mina de calcário em Arcos, transformaram a CSN em um dos mais competitivos players de cimento do país.  

Em 2021, a CSN expandiu ainda mais sua atuação no segmento ao realizar a compra da Elizabeth Cimentos. Em 2022, houve a aquisição da LafargeHolcim. Mais cinco unidades integradas de produção de cimento foram incorporadas, bem como cinco moagens nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além de reservas de calcário de alta qualidade, uma plataforma de produção de combustíveis alternativos, 19 unidades de concreto e seis de agregados. Com isso, a CSN tornou-se a 2ª maior produtora de cimentos do Brasil, com uma capacidade de 16,3 milhões de toneladas por ano (mtpa) e diversos Terminais e Centros de distribuição estrategicamente localizados no país. 

A sinergia entre os negócios e a logística integrada das fábricas e dos centros de distribuição estrategicamente localizados permitem oferecer um atendimento diferenciado ao mercado consumidor.

CENTRAL DE VENDAS: 0800 282 8200

 

CSN Institucional - Imagem de conteúdo

 

 

Fluxo de produção – Cimento

 

Extração da matériaprima

A mina de calcário localizada em Arcos (MG) é responsável pelo suprimento de calcário não siderúrgico para produção do clínquer.

Trituração, moagem e homogeneização

O calcário é misturado à argila e o composto é reduzido a partículas bastante pequenas para obtenção da “farinha de cru”.

Clinquerização

Na planta de Arcos (MG), a farinha de cru é inserida em um sistema de pré-aquecimento para poupar energia. Em seguida é levada ao forno rotativo a 1450ºC para produção do clínquer.

Moagem

O clínquer é moído com adições de escória de alto forno siderúrgico e outros componentes (gesso, calcário ou pozolana, conforme o tipo de cimento Portland).

Estocagem

O cimento CSN é armazenado temporariamente em silos.

Ensacamento

A última etapa do processo de produção do cimento consiste no ensacamento para posterior distribuição.

Última atualização em 14 de março de 2024.

Voltar Topo