Modelo de Gestão de Pessoas
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O modelo de gestão de pessoas da CSN parte do pressuposto de que os colaboradores são nosso diferencial competitivo e a melhor garantia para nos destacarmos nos mercados em que atuamos. As ações estão estruturadas em cinco pilares, todos alinhados ao mapa estratégico e à essência da Companhia. Estes dois elementos direcionam tanto as políticas e métricas como os processos e sistemas contemplados no modelo de gestão. Esses fatores somados resultam no engajamento de colaboradores e retenção de talentos.
A seguir, conheça os programas que compõem cada um dos pilares do Modelo de Gestão de Pessoas:
ATRAIR
Recrutamento e Seleção
A CSN, por meio dos processos de recrutamento interno e externo, busca identificar e reter profissionais que estejam mais alinhados à nossa cultura e às necessidades da organização.
Programa de Aprendizagem
Tem como objetivo promover a inclusão social e profissional ao jovem, oferecendo teoria e prática.
Elegibilidade:
- Jovens entre 14 e 24 anos
- Matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio.
Duração:
- 6 a 24 meses
Programa Capacitar
Investe na capacitação de jovens profissionais, qualificando-os para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas de mineração, siderurgia, cimento e logística, com o intuito de aproveitamento destes profissionais no médio e longo prazo no grupo CSN.
Elegibilidade:
- Jovens entre 18 e 24 anos
- Ensino médio completo
Duração:
- 6 a 24 meses
Programa de Estágio
Visa atrair e desenvolver futuros profissionais para a organização, formando talentos que tenham potencial para ocupar cargos efetivos.
É composto por módulos comportamentais e técnicos.
Elegibilidade para alunos de nível superior:
- Cursando penúltimo ou último ano da graduação;
- Conhecimentos intermediários de informática (pacote Microsoft Office)
- Duração de 1 a 2 anos
Elegibilidade para nível médio
- Cursando último ano de curso técnico;
- Conhecimentos intermediários de informática (pacote Microsoft Office)
- Duração de 6 a 24 meses
Programa Incluir
Visa incluir profissionais portadores de deficiência. As inscrições para a seleção ficam abertas o ano todo.
ALINHAR & ENGAJAR
Identidade Institucional
Essência, Missão, Visão e Valores são o norte estratégico da CSN. Todos os nossos colaboradores devem conhecer e assumir estes conceitos, que são apresentados durante a Integração e permeiam todas as atividades da Companhia.
Integração Corporativa
O programa consiste em visitas programadas dos executivos recém-contratados às principais unidades de negócio do grupo, para que conheçam os processos produtivos e os líderes dessas unidades.
Código de Ética e Política Anticorrupção
A CSN divulga o seu Código de Ética a todos os seus colaboradores. Ele é a materialização de um conjunto de compromissos que devem ser assumidos pessoalmente, por cada um, orientando sua conduta profissional e garantindo a transparência, a legalidade e o respeito que distinguem a CSN.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
A CSN investe continuamente na gestão ambiental e no relacionamento com as comunidades nas quais suas operações estão inseridas. Seus projetos ambientais, entre investimentos de capital e custeio, reafirmam a visão do grupo de que, tão importante quanto a qualidade de seus produtos, é a qualidade de vida de seus colaboradores e da comunidade.
Criado em 2010, o Conselho de Sustentabilidade fornece diretrizes para que a preocupação com a sustentabilidade permeie todas as atividades da Companhia. O Conselho avalia projetos socioambientais, emite pareceres e debate, planeja e avalia o desempenho da CSN nas questões sociais, ambientais e econômicas.
A CSN tem projetos de educação ambiental, em parceria com a Fundação CSN, com ênfase nas questões relacionadas aos patrimônios históricos e naturais locais e no convívio com a atividade de mineração, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre alunos da rede pública, professores e colaboradores da empresa.
Saúde e Segurança do Trabalho
A CSN procura criar ambientes seguros e saudáveis em todas as unidades de negócio. Segurança no trabalho, promoção da saúde e do bem-estar geral e atuação sustentável em relação ao meio ambiente e aos públicos-alvo estão também entre as premissas da empresa. A gestão da Companhia é orientada para as melhores práticas, o que possibilitou a conquista das certificações ISO 14001 e ISO 9001 em suas principais unidades.
O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Operacional inclui, entre suas ações, auditorias, visitas diárias aos postos de trabalho, análise de risco das instalações e processos, análise crítica dos processos operacionais, investigação e análise de acidentes e incidentes, programa de higiene ocupacional, certificação de mão de obra e disseminação do manual de comportamento seguro.
De Bem com as Contas
A CSN criou o “De Bem com as Contas”: um programa simples, que tem busca preparar os seus profissionais e familiares para administrar as questões ligadas ao orçamento doméstico através de técnicas em educação financeira.
Dividido em cinco módulos, o “De Bem com as Contas” trata dos seguintes temas:
- Orçamento;
- Gerenciamento de Dívidas;
- Negociações Financeiras;
- Serviços Bancários;
- Poupança
De Bem com a Vida
A Diretoria de Recursos Humanos criou o programa Atuação Social, que reúne os diversos projetos sociais realizados pela empresa, além das ações desenvolvidas em parceria com a Fundação CSN.
Um dos pontos fortes do programa Atuação Social é que a CSN atua como facilitadora, o que reforça sua postura de promover o bem-estar de seus colaboradores. Por esta razão, o programa reúne suas ações sob o slogan “De Bem com a Vida”, que representa bem o seu espirito e seus objetivos.
São as seguintes as áreas básicas de atuação do programa:
- Saúde;
- Ambiente de Trabalho;
- Comunidade
AVALIAR
Programa SuperAÇÃO (Avaliação de Performance)
Visa o acompanhamento e avaliação de performance com transparência, integrando os programas de desenvolvimento individual (PDI), carreira e sucessão, reconhecimento e participação nos resultados (PPR).
Na avaliação de performance, o SuperAÇÃO leva em consideração duas variáveis: desempenho (medido através do acompanhamento de metas) e competências (que são comportamentos originados da Essência CSN). A avaliação comportamental é estruturada em três etapas (auto avaliação, avaliação do gestor e reunião de consenso) e considera as seguintes competências:
Fazer Bem
- Entrega
- Liderança
- Trabalho em Equipe
- Comunicação
- Paixão
Fazer Mais
- Inovação
- Iniciativa
- Otimização
Fazer para Sempre
- Aprendizagem
- Mudança
- Sustentabilidade
- Futuro
Por meio de sua integração com programas de desenvolvimento e reconhecimento, o SuperAÇÃO busca o crescimento e retenção de nossos talentos, a meritocracia e o diálogo aberto, contribuindo para a cultura de alta performance.
DESENVOLVER
Treinamentos Técnicos
A CSN investe em treinamentos técnicos para repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas ao desempenho do colaborador. Nossos treinamentos são divididos em três modalidades:
Treinamento Corporativo
Ações realizadas para prover ao colaborador conhecimentos, habilidades e competências que contribuam para o exercício de suas atribuições e auxiliem o seu desenvolvimento. Exemplos: Ciranda do Conhecimento, Treinamento Rumo Certo etc.
Treinamento Funcional
Ações realizadas para prover ao colaborador conhecimentos e habilidades específicas para o exercício de sua função, de acordo com a matriz de competências ou descrição do cargo. Inclui: treinamentos operacionais, específicos, técnicos e procedimentos. Exemplos: processo de galvanização, processo de laminação, máquina de Solda, plataforma SCADA, Excel, tipos de motores etc.
Treinamento Obrigatório
Ações para prover ao colaborador conhecimentos e habilidades obrigatórias para o exercício de suas atribuições, de acordo com a matriz de competências ou descrição de cargo. Exemplo: brigada de incêndio, PCA (programa de conservação auditiva), políticas, integração etc.
Escola de Líderes
O programa Escola de Lideres busca fortalecer a cultura organizacional e o papel da liderança, a fim de ampliar a compreensão dos pilares estratégicos da CSN e aprimorar as competências organizacionais, promovendo o desenvolvimento contínuo dos nossos gestores e ganho de performance.
Ciranda do Conhecimento
Desenvolvido para promover a aprendizagem contínua dos colaboradores da CSN e disseminar o conhecimento e ampliar o capital intelectual da organização. Os cursos são ministrados pelos próprios executivos da Companhia.
Incentivo à Educação
A CSN concede aos seus colaboradores bolsas de estudo para cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação, MBA e idiomas em consonância entre as áreas de formação e interesse da empresa. O programa consiste em iniciativas educacionais criadas para amparar o colaborador no decorrer de seu curso, com a finalidade de elevar e aperfeiçoar seu conhecimento.
Matriz de Capacitação
A Matriz de Capacitação foi criada para estabelecer um método que permita o desenvolvimento de conhecimentos e habilidade de colaboradores para cumprir procedimentos estabelecidos pela CSN. Seu objetivo é tornar os colaboradores habilitados ou autônomos e com senso de propriedade para atingir os resultados esperados pelas unidades.
Gestão do Conhecimento
Uma preocupação crescente da CSN é registrar as melhores práticas e experiências dentro da empresa. Para tanto, foi criado o programa Gestão do Conhecimento com o objetivo de gerir a aprendizagem organizacional, garantir a perpetuidade dos negócios, suportar o desafio do crescimento e “turnover” e acelerar a aquisição de conhecimento para os novos colaboradores.
Carreira e Sucessão
Tem como objetivo identificar, avaliar e desenvolver potenciais sucessores para os cargos de liderança. Além de gerenciar eficazmente a carreira dos indicados, procura a retenção dos colaboradores de excelente potencial e performance.
Assim, cria oportunidades reais e planejadas de carreira, considerando as aspirações, capacidade técnica e pessoal, engajamento, estimulando uma cultura de crescimento na organização.
Guia de Autodesenvolvimento
O guia de autodesenvolvimento dá direções para que o colaborador assuma a responsabilidade por sua evolução e adote uma postura voltada à aprendizagem contínua, sendo o protagonista de seu desenvolvimento. Nele constam:
- Conceitos sobre desenvolvimento e autodesenvolvimento
- Como identificar o melhor método de autodesenvolvimento
- Como elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual de forma eficaz
- Competências CSN
- Comportamentos esperados para cada competência
- Ações de desenvolvimento “on the job”
- Ações de desenvolvimento fora do trabalho
- O que o seu gestor ou outras pessoas podem fazer para ajuda-lo
- O que você pode fazer como gestor
- Sugestões de filmes
- Leituras recomendadas
RECOMPENSAR
PPR
O Programa de Participação nos Resultados da CSN é baseado em metas e resultados que consideram indicadores relacionados às atividades das áreas do Grupo CSN. O objetivo do programa é criar incentivo à produtividade e melhoria dos resultados e processos da empresa a partir da contribuição de todos os colaboradores, tendo como contrapartida da empresa, uma remuneração variável adicional uma vez ao ano.
Mérito
Aumento por reconhecimento do desempenho do colaborador.