Modelo de Gestão de Pessoas

O modelo de gestão de pessoas da CSN parte do pressuposto de que os colaboradores são nosso diferencial competitivo e a melhor garantia para nos destacarmos nos mercados em que atuamos. As ações estão estruturadas em cinco pilares, todos alinhados ao mapa estratégico e à essência da Companhia. Estes dois elementos direcionam tanto as políticas e métricas como os processos e sistemas contemplados no modelo de gestão. Esses fatores somados resultam no engajamento de colaboradores e retenção de talentos.

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A seguir, conheça os programas que compõem cada um dos pilares do Modelo de Gestão de Pessoas:

ATRAIR

Recrutamento e Seleção

A CSN, por meio dos processos de recrutamento interno e externo, busca identificar e reter profissionais que estejam mais alinhados à nossa cultura e às necessidades da organização.

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Programa de Aprendizagem

Tem como objetivo promover a inclusão social e profissional ao jovem, oferecendo teoria e prática.

Elegibilidade:

  • Jovens entre 14 e 24 anos
  • Matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio.

Duração:

  • 6 a 24 meses

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Programa Capacitar

Investe na capacitação de jovens profissionais, qualificando-os para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas de mineração, siderurgia, cimento e logística, com o intuito de aproveitamento destes profissionais no médio e longo prazo no grupo CSN.

Elegibilidade:

  • Jovens entre 18 e 24 anos
  • Ensino médio completo

Duração:

  • 6 a 24 meses

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Programa de Estágio

Visa atrair e desenvolver futuros profissionais para a organização, formando talentos que tenham potencial para ocupar cargos efetivos.
É composto por módulos comportamentais e técnicos.

Elegibilidade para alunos de nível superior:

  • Cursando penúltimo ou último ano da graduação;
  • Conhecimentos intermediários de informática (pacote Microsoft Office)
  • Duração de 1 a 2 anos

Elegibilidade para nível médio

  • Cursando último ano de curso técnico;
  • Conhecimentos intermediários de informática (pacote Microsoft Office)
  • Duração de 6 a 24 meses

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Programa Incluir

Visa incluir profissionais portadores de deficiência. As inscrições para a seleção ficam abertas o ano todo.

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ALINHAR & ENGAJAR

Identidade Institucional

Essência, Missão, Visão e Valores são o norte estratégico da CSN. Todos os nossos colaboradores devem conhecer e assumir estes conceitos, que são apresentados durante a Integração e permeiam todas as atividades da Companhia.

Integração Corporativa

O programa consiste em visitas programadas dos executivos recém-contratados às principais unidades de negócio do grupo, para que conheçam os processos produtivos e os líderes dessas unidades.

Código de Ética e Política Anticorrupção

A CSN divulga o seu Código de Ética a todos os seus colaboradores. Ele é a materialização de um conjunto de compromissos que devem ser assumidos pessoalmente, por cada um, orientando sua conduta profissional e garantindo a transparência, a legalidade e o respeito que distinguem a CSN.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A CSN investe continuamente na gestão ambiental e no relacionamento com as comunidades nas quais suas operações estão inseridas. Seus projetos ambientais, entre investimentos de capital e custeio, reafirmam a visão do grupo de que, tão importante quanto a qualidade de seus produtos, é a qualidade de vida de seus colaboradores e da comunidade.

Criado em 2010, o Conselho de Sustentabilidade fornece diretrizes para que a preocupação com a sustentabilidade permeie todas as atividades da Companhia. O Conselho avalia projetos socioambientais, emite pareceres e debate, planeja e avalia o desempenho da CSN nas questões sociais, ambientais e econômicas.

A CSN tem projetos de educação ambiental, em parceria com a Fundação CSN, com ênfase nas questões relacionadas aos patrimônios históricos e naturais locais e no convívio com a atividade de mineração, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre alunos da rede pública, professores e colaboradores da empresa.

Saúde e Segurança do Trabalho

A CSN procura criar ambientes seguros e saudáveis em todas as unidades de negócio. Segurança no trabalho, promoção da saúde e do bem-estar geral e atuação sustentável em relação ao meio ambiente e aos públicos-alvo estão também entre as premissas da empresa. A gestão da Companhia é orientada para as melhores práticas, o que possibilitou a conquista das certificações ISO 14001 e ISO 9001 em suas principais unidades.

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Operacional inclui, entre suas ações, auditorias, visitas diárias aos postos de trabalho, análise de risco das instalações e processos, análise crítica dos processos operacionais, investigação e análise de acidentes e incidentes, programa de higiene ocupacional, certificação de mão de obra e disseminação do manual de comportamento seguro.

De Bem com as Contas

A CSN criou o “De Bem com as Contas”: um programa simples, que tem busca preparar os seus profissionais e familiares para administrar as questões ligadas ao orçamento doméstico através de técnicas em educação financeira.

Dividido em cinco módulos, o “De Bem com as Contas” trata dos seguintes temas:

  • Orçamento;
  • Gerenciamento de Dívidas;
  • Negociações Financeiras;
  • Serviços Bancários;
  • Poupança
De Bem com a Vida

A Diretoria de Recursos Humanos criou o programa Atuação Social, que reúne os diversos projetos sociais realizados pela empresa, além das ações desenvolvidas em parceria com a Fundação CSN.

Um dos pontos fortes do programa Atuação Social é que a CSN atua como facilitadora, o que reforça sua postura de promover o bem-estar de seus colaboradores. Por esta razão, o programa reúne suas ações sob o slogan “De Bem com a Vida”, que representa bem o seu espirito e seus objetivos.

São as seguintes as áreas básicas de atuação do programa:

  • Saúde;
  • Ambiente de Trabalho;
  • Comunidade

AVALIAR

Programa SuperAÇÃO (Avaliação de Performance)

Visa o acompanhamento e avaliação de performance com transparência, integrando os programas de desenvolvimento individual (PDI), carreira e sucessão, reconhecimento e participação nos resultados (PPR).

Na avaliação de performance, o SuperAÇÃO leva em consideração duas variáveis: desempenho (medido através do acompanhamento de metas) e competências (que são comportamentos originados da Essência CSN). A avaliação comportamental é estruturada em três etapas (auto avaliação, avaliação do gestor e reunião de consenso) e considera as seguintes competências:

Fazer Bem

  • Entrega
  • Liderança
  • Trabalho em Equipe
  • Comunicação
  • Paixão

Fazer Mais

  • Inovação
  • Iniciativa
  • Otimização

Fazer para Sempre

  • Aprendizagem
  • Mudança
  • Sustentabilidade
  • Futuro

Por meio de sua integração com programas de desenvolvimento e reconhecimento, o SuperAÇÃO busca o crescimento e retenção de nossos talentos, a meritocracia e o diálogo aberto, contribuindo para a cultura de alta performance.

DESENVOLVER

Treinamentos Técnicos

A CSN investe em treinamentos técnicos para repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas ao desempenho do colaborador. Nossos treinamentos são divididos em três modalidades:

Treinamento Corporativo

Ações realizadas para prover ao colaborador conhecimentos, habilidades e competências que contribuam para o exercício de suas atribuições e auxiliem o seu desenvolvimento. Exemplos: Ciranda do Conhecimento, Treinamento Rumo Certo etc.

Treinamento Funcional

Ações realizadas para prover ao colaborador conhecimentos e habilidades específicas para o exercício de sua função, de acordo com a matriz de competências ou descrição do cargo. Inclui: treinamentos operacionais, específicos, técnicos e procedimentos. Exemplos: processo de galvanização, processo de laminação, máquina de Solda, plataforma SCADA, Excel, tipos de motores etc.

Treinamento Obrigatório

Ações para prover ao colaborador conhecimentos e habilidades obrigatórias para o exercício de suas atribuições, de acordo com a matriz de competências ou descrição de cargo. Exemplo: brigada de incêndio, PCA (programa de conservação auditiva), políticas, integração etc.

Escola de Líderes

O programa Escola de Lideres busca fortalecer a cultura organizacional e o papel da liderança, a fim de ampliar a compreensão dos pilares estratégicos da CSN e aprimorar as competências organizacionais, promovendo o desenvolvimento contínuo dos nossos gestores e ganho de performance.

Ciranda do Conhecimento

Desenvolvido para promover a aprendizagem contínua dos colaboradores da CSN e disseminar o conhecimento e ampliar o capital intelectual da organização. Os cursos são ministrados pelos próprios executivos da Companhia.

Incentivo à Educação

A CSN concede aos seus colaboradores bolsas de estudo para cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação, MBA e idiomas em consonância entre as áreas de formação e interesse da empresa. O programa consiste em iniciativas educacionais criadas para amparar o colaborador no decorrer de seu curso, com a finalidade de elevar e aperfeiçoar seu conhecimento.

Matriz de Capacitação

A Matriz de Capacitação foi criada para estabelecer um método que permita o desenvolvimento de conhecimentos e habilidade de colaboradores para cumprir procedimentos estabelecidos pela CSN. Seu objetivo é tornar os colaboradores habilitados ou autônomos e com senso de propriedade para atingir os resultados esperados pelas unidades.

Gestão do Conhecimento

Uma preocupação crescente da CSN é registrar as melhores práticas e experiências dentro da empresa. Para tanto, foi criado o programa Gestão do Conhecimento com o objetivo de gerir a aprendizagem organizacional, garantir a perpetuidade dos negócios, suportar o desafio do crescimento e “turnover” e acelerar a aquisição de conhecimento para os novos colaboradores.

Carreira e Sucessão

Tem como objetivo identificar, avaliar e desenvolver potenciais sucessores para os cargos de liderança. Além de gerenciar eficazmente a carreira dos indicados, procura a retenção dos colaboradores de excelente potencial e performance.

Assim, cria oportunidades reais e planejadas de carreira, considerando as aspirações, capacidade técnica e pessoal, engajamento, estimulando uma cultura de crescimento na organização.

Guia de Autodesenvolvimento

O guia de autodesenvolvimento dá direções para que o colaborador assuma a responsabilidade por sua evolução e adote uma postura voltada à aprendizagem contínua, sendo o protagonista de seu desenvolvimento. Nele constam:

  • Conceitos sobre desenvolvimento e autodesenvolvimento
  • Como identificar o melhor método de autodesenvolvimento
  • Como elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual de forma eficaz
  • Competências CSN
  • Comportamentos esperados para cada competência
  • Ações de desenvolvimento “on the job”
  • Ações de desenvolvimento fora do trabalho
  • O que o seu gestor ou outras pessoas podem fazer para ajuda-lo
  • O que você pode fazer como gestor
  • Sugestões de filmes
  • Leituras recomendadas

RECOMPENSAR

PPR

O Programa de Participação nos Resultados da CSN é baseado em metas e resultados que consideram indicadores relacionados às atividades das áreas do Grupo CSN. O objetivo do programa é criar incentivo à produtividade e melhoria dos resultados e processos da empresa a partir da contribuição de todos os colaboradores, tendo como contrapartida da empresa, uma remuneração variável adicional uma vez ao ano.

Mérito

Aumento por reconhecimento do desempenho do colaborador.

Última atualização em 9 de fevereiro de 2022.

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