Energia

 

CSN Energia é composta por uma Central de Cogeração, oito Usinas Hidrelétricas (UHEs), dez Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e duas Centrais Geradoras Hídricas (CGHs) que somam potência instalada de 2.026 MW e está presente em seis estados do Brasil.

 

 

Fazem parte do parque gerador da empresa as 15 hidrelétricas da recém-adquirida CEEE Geração, no Rio Grande do Sul, a UHE Quebra Queixo, em Santa Catarina, as PCHs Sacre II, no Mato Grosso e Santa Ana, em Santa Catarina, os ativos hídricos com participação minoritária, como UHE Foz do Chapecó, UHE Dona Francisca, PCH Furnas do Segredo, OHE 14 de Julho, UHE Monte Claro e UHE Castro Alves e os ativos eólicos com participação minoritária, como o Parque Eólico de Osório, dos Índios e Sangradouro, no Rio Grande do, além da Central de Cogeração a partir de gases siderúrgicos, localizada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A empresa também possui participação nas UHEs Igarapava, em São Paulo, e Itá, em Santa Catarina.

Em 2022, houve um relevante crescimento deste segmento, rumo ao objetivo de ter a energia renovável como um pilar estratégico para o crescimento dos negócios da CSN. Alinhada às estratégias de se tornar autossuficiente no consumo de energia e de se transformar em uma geradora para o mercado livre, a CSN tornou-se apta a enfrentar a crescente demanda das operações projetada para os próximos anos, mantendo o controle sobre o custo de um insumo de grande importância para a indústria eletrointensiva.

A CSN Energia também atua na comercialização de energia no mercado livre de energia. Para mais informações faça contato com nosso time Comercial pelo e-mail ceee.mesa@csn.com.br.

A empresa participa ativamente das associações setoriais e representa os interesses do Grupo CSN na Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE) e Associação Brasileira de Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage).

Para consultar os Planos de uso e ocupação do solo no entorno dos reservatórios da CEEE Geração e outros documentos regulatórios, clique aqui. 

 

 

Você sabe como funciona uma usina hidrelétrica?

Em geral, um aproveitamento hidrelétrico inclui uma barragem que intercepta o curso d’água e forma um reservatório. A água armazenada é direcionada por condutos forçados até as turbinas que, ao girarem, geram energia mecânica que é transformada em elétrica pelos geradores. A água sai pelo canal de descarga e é devolvida ao rio.

As usinas hidrelétricas normalmente estão localizadas longe dos grandes centros de consumo. Por isso, a energia passa por um transformador que diminui a intensidade da corrente e aumenta sua voltagem (para 230 mil volts, por exemplo) antes de ser introduzida nas linhas de transmissão para chegar até as subestações de distribuição de energia, nas cidades, onde volta a ser rebaixada para chegar até as unidades consumidoras numa tensão adequada (110 ou 200 volts).

 

 

Fluxo de geração – Hidrelétricas

 

Turbina

Armazenada nos reservatórios das usinas, a água é transportada por meio de condutos e faz girar as turbinas, transformando a energia potencial em energia mecânica.

Gerador

O Gerador fica acoplado ao eixo da turbina. Quando a turbina gira, o gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Transformador

A tensão na saída do gerador deve ser elevada, função desempenhada pelos transformadores para permitir o transporte da energia em longas distâncias e diminuir as perdas.

Transmissão e distribuição

O sistema de transmissão de energia percorre longas distâncias desde a saída do transformador até a rede de distribuição, onde o nível de tensão é reduzido para permitir o consumo.

Consumo Final

Uma vez distribuída, a energia está pronta para ser utilizada pelos mais diversos segmentos de consumo, como a indústria, o comércio, as residências ou o meio rural.

 

Fluxo de geração – CTE II

 

Geração de Vapor

As caldeiras utilizam como combustível os gases do processo produtivo para transformar água em vapor de alta pressão, que será escoado para o turbo soprador e para o turbo gerador.

Geração de Energia

O vapor proveniente das caldeiras passa pelo turbo gerador, gerando energia elétrica a ser utilizada no próprio processo produtivo da usina.

Distribuição de Vapor

O turbo soprador são compressores para fornecer ar quente para os alto-fornos.

Distribuição de Energia

A energia elétrica gerada na CTE é consumida na própria usina e é distribuída através de um sistema de distribuição interno de energia.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2024.

Voltar Topo