TLSA

Ínico do conteúdo da página

Sobre a TLSA

Sobre a TLSAA CSN e o Governo Federal estão construindo a ferrovia Transnordestina, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.206 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 53 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.

A obra é feita com recursos da CSN, Infra (anteriormente denominada Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, etc.

Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.


Segurança na ferrovia

A construção da ferrovia Transnordestina é uma obra de grande porte que exige muita atenção dos moradores para garantir a sua segurança e de sua família. O trem já circula levando as matérias-primas para a construção da linha férrea.

Por isso é preciso seguir algumas orientações:

  • Pare, olhe e escute antes de atravessar a passagem de nível
  • Respeite a sinalização da ferrovia
  • Não ande e não pare nos trilhos
  • Não circule com moto e bicicleta entre os trilhos
  • Nunca pegue carona nos vagões
  • Não atire objetos no trem
  • Nunca pegue carona nos vagões

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de parar o veículo antes de cruzar linha férrea é infração gravíssima, sujeita à multa e perda de até sete pontos na carteira de motorista.

O trem leva até 1 km para parar totalmente após acionar os freios

Devido às suas proporções e velocidade, a prioridade é sempre do trem

Programas Ambientais

Programa de Gestão Ambiental (PGA)

O PGA tem o objetivo de gerenciar/ acompanhar o desenvolvimento de todos os programas ambientais com estrita observância à legislação aplicável às obras da Ferrovia Transnordestina, bem como monitorar a realização das condições estabelecidas para a obtenção das licenças subsequentes junto aos órgãos de fiscalização e controle ambiental.

Programa Ambiental para a Construção (PAC)

O Programa Ambiental de Construção tem como objetivo conduzir a construção do empreendimento ferroviário com procedimentos adequados sob o ponto de vista ambiental, controlando efetivamente os potenciais impactos ambientais decorrentes das obras.

Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos

O Subprograma de Destinação Adequada de Resíduos Sólidos busca minimizar os impactos ambientais negativos relacionados à gestão de resíduos sólidos a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.

Subprograma de Destinação Adequada dos Efluentes

Tem como objetivo a minimização de impactos ambientais negativos relacionados à geração, coleta, transporte e tratamento dos efluentes líquidos, a serem produzidos durante e etapa de implantação da Ferrovia Transnordestina, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais e normas técnicas aplicáveis.

Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos

O Subprograma de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e Assoreamentos busca prevenir, monitorar e controlar processos erosivos localizados na Área Diretamente Afetada (ADA) da Ferrovia da Transnordestina em sua fase de implantação.

Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia visa acompanhar a evolução dos cursos d‘água na área de influência da ferrovia, o que permiti a tomada de ações estratégicas preventivas e corretivas visando à preservação do sistema aquático em estudo.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

O PRAD estabelece diretrizes para a avaliação, monitoramento, reabilitação ambiental e estabilidade dos processos ecodinâmicos nas áreas de intervenção direta do projeto.

Programa de Controle de Supressão Vegetal (PCSV)

O objetivo geral deste programa define-se pela orientação da supressão de vegetação, visando minimizar os impactos ambientais à fauna e flora locais proveniente das etapas de desmatamento e limpeza da área para implantação do empreendimento.

Subprograma de Resgate de Germoplasma, Epífitas e Espécies Ameaçadas

Define-se como objetivo geral deste subprograma a promoção da coleta de sementes, espécies vegetais e material genético oriundos da área afetada para posterior reaproveitamento na recuperação das áreas degradadas, plantio compensatório e recuperação de APPs.

Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Plantio Compensatório

O programa tem o objetivo estabelecer diretrizes para revegetação e manejo de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e diretrizes para o Plantio Compensatório nos diferentes Biomas percorridos, assegurando assim, a conformidade com os requisitos legais.

Programa de Monitoramento de Fauna

O Programa de Monitoramento de Fauna busca estabelecer e sistematizar a ecossistêmica das áreas alvos de estudo, identificando e avaliando – qualitativa e quantitativamente – o status das comunidades da fauna silvestre, bem como sua dinâmica ecológica.

Programa de Implantação de Passagens de Fauna

O programa tem o objetivo minimizar o efeito de barreira física, possibilitando a capilaridade e o fluxo tanto da fauna silvestre quanto dos animais domésticos e/ou de criação.

Programa de Manejo de Fauna durante a Supressão de Vegetação

O objetivo do Programa é estabelecer ações mitigadoras dos impactos sobre a fauna através de procedimentos e metodologias de manejo a serem aplicadas durante atividades de supressão vegetal.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

O PEA tem o objetivo de sensibilizar os lindeiros e os colaboradores da obra em relação aos aspectos ambientais decorrentes da implantação do empreendimento, a partir da difusão de tecnologias de convivência com o semiárido.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Trecho: Salgueiro/PE – Porto de Suape/PE (Lotes 8 e 9)

Programas sociais

Programa de Diagnóstico, Resgate e Monitoramento Arqueológico

Tem o objetivo contribuir para o incremento de informações a respeito do processo de ocupação humana nas regiões interceptadas pelo empreendimento promovendo a integração do conhecimento gerado a partir da arqueologia e demais segmentos do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial, assim, promovendo a preservação do Patrimônio Cultural evidenciado ao longo do traçado da via férrea.

Subprograma de Segurança e Alerta e Adequação do Sistema Viário

Este subprograma tem por objetivo geral evitar ou atenuar eventuais interferências das alterações de infraestrutura e de operação do sistema viário decorrentes do empreendimento.

Subprograma de Capacitação de Trabalhadores nas medidas do PAC

Tem o objetivo capacitar a mão-de-obra vinculada às obras de implantação da Ferrovia Transnordestina, assim, preparando os trabalhadores para execução das atividades relacionadas à construção civil e enfatizando a disseminação de técnicas de segurança no trabalho.

Subprograma de Educação Patrimonial

Tem o objetivo promover a difusão das informações das pesquisas arqueológicas ao longo do empreendimento, possibilitando ao indivíduo fazer uma leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido nas comunidades da ADA.

Programa de Comunicação Social (PCS)

O Programa estabelece relacionamento e diálogo contínuo atendendo preventiva e reativamente as demandas por informações, conhecimentos, ações e respostas da população em geral, com especial atenção às famílias, comunidades e instituições lindeiras na ADA da Ferrovia.

Programa de Negociação, Desapropriação e Apoio às Famílias Atingidas (PNDAFA)

O objetivo do PNDAFA é promover a interface entre os órgãos responsáveis pelos processos de desapropriação e o expropriado visando à resolução de pendências jurídicas, impasses e inconformidades.

Programa de Verificação de Interferência e Apoio às Populações Tradicionais (PVIAPT)

Este programa tem como objetivo geral contribuir para prevenir, controlar, mitigar e compensar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados por atividades diretamente relacionadas ao empreendimento em comunidades de populações tradicionais em suas ADA e ADI – cumprindo, assim, com as obrigações legais do empreendedor, de acordo com diretrizes e normas constitucionais e da legislação vigente.

Programa de Ordenamento Territorial (POT)

O POT destina-se a orientar e especificar ações com o intuito de minimizar e mitigar os impactos socioambientais advindos da ocupação territorial da implantação do empreendimento. Suas estratégias devem convergir para a manutenção da integridade territorial das localidades e municípios atravessados pela ferrovia, prezando-se, também, pela correta ocupação do solo, ordenamento dos territórios interferidos e segurança na operação.

Programa de Controle de Saúde Pública (PCSP)

O objetivo geral do Programa de Controle de Saúde Pública é contribuir para reduzir riscos à saúde coletiva e prevenir a disseminação e/ou proliferação de doenças endêmicas na região, inerentes aos possíveis impactos provocados pelas atividades do empreendimento

Governança Corporativa TLSA

Estatuto, Código e Políticas TLSA

Estrutura Corporativa TLSA

Diretoria (mandato até 08/05/2026)

Tufi Daher Filho (Diretor Presidente, Dir. Relações com Investidores e Dir. de Administração e Finanças);

Ismael Trinks (Dir. de Relações Institucionais).


Conselho de Administração (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2025)

Marcelo Cunha Ribeiro (suplente: Luis Fernando Barbosa Martinez)

Bruno Tetner (suplente: João Mário Lourenço Filho)

Arno Schwarz (suplente: Pedro Barros Mercadante Oliva)

Yoshiaki Nakano (suplente: David Moise Salama)

Marcelo Cicerelli Silva (suplente: Eliezer Efraim da Silva)

Meg Sarkis Simão Rosa (suplente: André Luís Ludolfo da Silva)

Leandro Noronha Almeida (suplente: Uinne Antunes Silveira Holanda)


Conselho Fiscal (mandato até a AGO que aprovar as contas do exercício social findo em 31/12/2025)

Ademir José Scarpin (suplente: Mendel Vasserman)
Anna Maria Marzorati Kuntz (suplente: Rubens dos Santos)

Regis Anderson Dudena (suplente: Rodrigo Parente Vives)

Composição Acionária TLSA

Atas TLSA

Reuniões de Administração

2019

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/11/2019 (download)

2020

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 30/3/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 06/8/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 05/11/2020 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/12/2020 (download)

2021

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 26/3/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/5/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 1/10/2021 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/11/2021 (download)

2022

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/1/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 25/2/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 24/3/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 16/5/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 20/7/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 12/8/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/11/2022 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 8/12/2022 (download)

2023

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 27/3/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 4/4/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 11/5/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 15/6/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 10/8/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/11/2023 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/11/2023 (download)

2024

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/3/2024 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 8/5/2024 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 29/5/2024 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 7/8/2024 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/11/2024 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 04/12/2024 (download)

2025

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 17/2/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 13/3/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 17/4/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 5/5/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 9/5/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 30/5/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho de Administração de 14/8/2025 (download)

Reuniões do Conselho Fiscal

2025

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 13/3/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 14/5/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 30/5/2025 (download)

– Ata de Reunião do Conselho Fiscal de 14/8/2025 (download)

Reuniões de Diretoria

2020

– Ata de Reunião de Diretoria de 12/8/2020 (download)

2023

– Ata de Reunião de Diretoria de 24/3/2023 (download)

– Ata de Reunião de Diretoria de 10/4/2023 (download)

2024

(sem atas)

2025

– Ata de Reunião de Diretoria de 26/3/2025 (download)

Assembleias Gerais

2020

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 30/4/2020 (download)

2021

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 29/4/2021 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 27/10/2021 (download)

2022

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 28/4/2022 (download)

2023

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 27/4/2023 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 14/11/2023 (download)

2024

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 24/4/2024 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 26/11/2024 (download)

2025

– Ata da Assembleia Geral Ordinária de 28/4/2025 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 16/5/2025 (download)

– Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 11/9/2025 (download)

Demonstrações Financeiras TLSA

Informações Trimestrais - CVM

2019

2020

2021

2022

2023

2024

2025


Demonstrações Financeiras Padronizadas - CVM

2018

2019

2020

2021

2022

2023

2024

Canal de Denúncias do Grupo CSN

Este canal permite que qualquer parte interessada (vítimas, testemunhas ou denunciantes) relate condutas consideradas inadequadas que violem a legislação vigente e/ou contrária aos princípios éticos e  diretrizes do Código de Conduta do Grupo CSN.

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN.

Garantimos que todo relato é apurado com confidencialidade, imparcialidade, preservação do anonimato e não retaliação.

Acesse o Canal de Denúncias, ou ligue para o telefone 0800 884 2006 (disponível 24h).

Última atualização em 25 de setembro de 2025.

Voltar Topo