Ínico do conteúdo da página
Sobre a estrutura corporativa
Em linha com os melhores padrões de governança corporativa, a estrutura de governança da CSN é composta pela Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Comitê de Auditoria, além do Comitê Financeiro, Conselho de Sustentabilidade e áreas de apoio à Administração.
1) Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão máximo na estrutura da Companhia e tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto, além de tomar todas as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. É competência da Assembleia Geral, dentre outras coisas, eleger e destituir os conselheiros de administração.
Todos os documentos a serem deliberados pela Assembleia Geral são disponibilizados previamente pela Companhia em sua sede social e website, e nos websites da CVM e da B3.
A Assembleia Geral se reúne nos quatro primeiros meses subsequentes ao encerramento do exercício social, a fim de deliberar sobre a eleição dos membros do Conselho de Administração, as contas apresentadas pelos administradores, as demonstrações financeiras, a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos. Extraordinariamente, a Assembleia Geral poderá se reunir sempre que os interesses sociais da Companhia o exigirem.
2) Conselho de Administração
O Conselho de Administração (CA) é órgão máximo de deliberação da Companhia, desempenhando um papel central na definição de diretrizes estratégicas. Entre suas principais responsabilidades estão o monitoramento dos atos da Diretoria Executiva e a tomada de decisões sobre questões relevantes relacionadas aos negócios. O CA também é responsável pela supervisão da identificação de impactos econômicos, ambientais e sociais da Companhia, bem como por analisar a eficácia das ações relacionadas à gestão desses impactos. Também cabe ao CA eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva, conforme necessário. Os conselheiros são eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, sendo a maioria indicada pelo acionista controlador, para mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição. Clique aqui para conhecer sua constituição.
3) Comitê de Auditoria
De caráter estatutário, é composto exclusivamente por membros independentes do Conselho de Administração. Suas atribuições incluem o monitoramento e o controle de qualidade das demonstrações financeiras, a supervisão dos controles internos, do gerenciamento de riscos e do Programa de Compliance, além do acompanhamento de investigações e tratativas de denúncias realizadas por meio do Canal de Denúncias. Clique aqui e veja mais.
4) Diretoria Executiva
A gestão da CSN e a condução geral de seus negócios são realizadas pela Diretoria Executiva, conforme as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva se reúne sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. A Diretoria Executiva é formada atualmente por seis diretores executivos, sendo um o Diretor-Presidente. Clique aqui para conhecer os membros.
5) Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da Companhia não é permanente, funcionando nos exercícios sociais em que se instalar, a pedido de acionistas e nos termos da legislação aplicável. Em relação à sua estrutura e ao seu funcionamento, o Estatuto Social determina que será composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos pela Assembleia Geral e com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação. O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de Governança Corporativa, tendo como principal função fiscalizar os atos dos membros do Conselho de Administração e Diretores, e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. Conheça o Regimento Interno do Conselho Fiscal da CSN
Última atualização em
12 de agosto de 2025.
Voltar
Topo