Energia

A CSN Energia desenvolve suas atividades de gestão e comercialização de energia em sinergia com a Central de Cogeração Termelétrica instalada na Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, além de fazer a gestão direta das participações das usinas hidrelétricas de Itá (SC) e de Igarapava (MG), atuando em diversas atividades no âmbito desses consórcios. A Companhia é uma das maiores consumidoras industriais de energia elétrica do país, o que a coloca em posição de destaque ao lado de outros grandes grupos eletrointensivos.

A CSN Energia é responsável pela interface entre as necessidades que envolvem o consumo de energia elétrica das unidades industriais do Grupo e os agentes do setor (Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), transmissoras, distribuidoras etc.). Além disso, representa os interesses do Grupo CSN em associações setoriais como a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) e Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE).

Em 2000, a CSN Energia obteve autorização da ANEEL para comercializar energia no âmbito do Mercado Livre de Energia (MAE), atualmente denominado CCEE. Essa autorização possibilitou a atuação da CSN Energia também com o mercado externo, a partir da comercialização de sobras e déficits de energia com terceiros.

Fluxo de geração - Hidrelétricas

Turbina

Armazenada nos reservatórios das usinas, a água é transportada por meio de condutos e faz girar as turbinas, transformando a energia potencial em energia mecânica.

Gerador

O Gerador fica acoplado ao eixo da turbina. Quando a turbina gira, o gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Transformador

A tensão na saída do gerador deve ser elevada, função desempenhada pelos transformadores para permitir o transporte da energia em longas distâncias e diminuir as perdas.

Transmissão e distribuição

O sistema de transmissão de energia percorre longas distâncias desde a saída do transformador até a rede de distribuição, onde o nível de tensão é reduzido para permitir o consumo.

Consumo Final

Uma vez distribuída, a energia está pronta para ser utilizada pelos mais diversos segmentos de consumo, como a indústria, o comércio, as residências ou o meio rural.

Fluxo de geração - CTE II

Geração de Vapor

As caldeiras utilizam como combustível os gases do processo produtivo para transformar água em vapor de alta pressão, que será escoado para o turbo soprador e para o turbo gerador.

Geração de Energia

O vapor proveniente das caldeiras passa pelo turbo gerador, gerando energia elétrica a ser utilizada no próprio processo produtivo da usina.

Distribuição de Vapor

O turbo soprador são compressores para fornecer ar quente para os alto-fornos.

Distribuição de Energia

A energia elétrica gerada na CTE é consumida na própria usina e é distribuída através de um sistema de distribuição interno de energia.

Última Atualização em 8 de Novembro de 2016