Serviços Logísticos

Serviços Portuário - SEPETIBA TECON


O Sepetiba Tecon é um dos principais terminais de contêiner do país e oferece moderna infraestrutura e localização estratégica a importadores e exportadores dos mais importantes destinos e origens. Instalações, serviços e capacidade superior à média dos terminais nacionais possibilitam ao terminal tornar-se o porto ideal para a concentração e distribuição de cargas no Atlântico Sul.

Dentre os diversos serviços oferecidos pelo terminal, o Porto-a-Porta é o que oferece aos clientes do Sepetiba Tecon uma solução de logística integrada. Com esse serviço é possível descarregar os contêineres no porto e realizar a entrega no destino via ferrovia. Tudo de forma prática, com todos os custos fixos inclusos, coordenação integrada da cadeia logística e compromisso com níveis de serviço. O Porto-a-Porta conta ainda com seguro reduzido da carga (ad valorem 0,03%) e opera no sistema round-trip que inclui o retorno ou coleta dos contêineres vazios.

Clique aqui e conheça mais sobre esse e outros serviços do Sepetiba Tecon.

Serviços Ferroviários


A FTL transporta cargas como combustíveis, celulose, cimentos, produtos siderúrgicos e contêineres. As 92 locomotivas e 1.434 vagões movimentam carga pela linha ferroviária atualmente em operação, com 1.190 km (link para mapa) ligando os portos de Itaqui (São Luis/ MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/ CE) e Mucuripe (Fortaleza/ CE). A FTL dispõe de pátios para os mais diversos tipos de granéis sólidos, como calcário e coque, e projeta, em função da demanda futura, armazéns de carga geral estrategicamente posicionados próximos a portos, entroncamentos rodoviários e regiões de elevado consumo.

Já a TLSA, atualmente em construção nos estados de Piauí, Ceará e Pernambuco, transportará principalmente granéis sólidos (minério e grãos). A ferrovia de classe mundial terá capacidade para movimentar 30 milhões de toneladas anuais. Ao ligar o sertão do Piauí (Eliseu Martins) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), a ferrovia de 1753 km (link para mapa) será fundamental para o escoamento desses produtos para o mercado externo.

A MRS Logística é operadora ferroviária de carga que administra, por meio de uma concessão federal, uma malha de 1.643 km que se estende Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com acesso a cinco portos na região, incluindo o Porto de Santos, o maior da América Latina. Desde sua criação, em 1996, a companhia praticamente quadruplicou o volume transportado a cada ano, e hoje responde por aproximadamente um terço do total da produção ferroviária nacional, com mais de 160 milhões de toneladas transportadas em 2015. Entre os principais segmentos atendidos estão commodities minerais (minério de ferro, carvão e coque), produtos agrícolas, siderúrgicos, materiais básicos (areia, cimento e bauxita, por exemplo) e cargas conteinirizadas em geral, como produtos industrializados e insumos para a produção industrial.

Última Atualização em 7 de Novembro de 2016

Voltar Topo