Energia




Energia Hidrelétrica


Turbina

Armazenada nos reservatórios das usinas, a água é transportada por meio de condutos e faz girar as turbinas, transformando a energia potencial em energia mecânica.

Gerador

O Gerador fica acoplado ao eixo da turbina. Quando a turbina gira, o gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Transformador

A tensão na saída do gerador deve ser elevada, função desempenhada pelos transformadores para permitir o transporte da energia em longas distâncias e diminuir as perdas.

Transmissão e distribuição

O sistema de transmissão de energia percorre longas distâncias desde a saída do transformador até a rede de distribuição, onde o nível de tensão é reduzido para permitir o consumo.

Consumo Final

Uma vez distribuída, a energia está pronta para ser utilizada pelos mais diversos segmentos de consumo, como a indústria, o comércio, as residências ou o meio rural.




Central Termelétrica (CTE-II)


Geração de Vapor

As caldeiras utilizam como combustível os gases do processo produtivo para transformar água em vapor de alta pressão, que será escoado para o turbo soprador e para o turbo gerador.

Geração de Energia

O vapor proveniente das caldeiras passa pelo turbo gerador, gerando energia elétrica a ser utilizada no próprio processo produtivo da usina.

Distribuição de Vapor

O turbo soprador são compressores para fornecer ar quente para os alto-fornos.

Distrib uição de Energia

A energia elétrica gerada na CTE é consumida na própria usina e é distribuída através de um sistema de distribuição interno de energia.

Última Atualização em 17 de Agosto de 2016

Voltar Topo