Perfil Laminado

Descrição Geral

Os produtos Longos produzidos pela CSN são obtidos através da laminação à quente em alta temperatura de produtos intermediários, tais como tarugos e blocos oriundos de lingotamento contínuo. Através da conjugação das variáveis de composição química do aço e dos parâmetros de processo termomecânico da laminação a quente, a CSN é capaz de atender ampla variedade de normas e especificações nacionais e internacionais para as mais diversas aplicações e segmentos de mercado.

São entregues ao mercado, distinguindo-se os produtos conforme a seguir:

• Vergalhões: Diâmetro nominal de 6,3 mm a 32,0 mm;
  • Fio máquina: Diâmetro nominal de 5,5 mm a 16,0 mm;
  • Perfil laminado: Altura nominal de 100 mm a 530 mm.

Os produtos laminados a quente apresentam sobre suas superfícies uma camada de óxido de ferro naturalmente formada durante o processo.

Vergalhão CSN 50

Com configuração geométrica de núcleo redondo especialmente projetada para maior aderência ao concreto e alta performance em equipamentos de Corte e Dobra, o vergalhão CSN 50 foi desenvolvido por meio de altíssima tecnologia, atendendo plenamente as especificações para a categoria CA-50 da norma ABNT NBR 7480.

Todas as séries do vergalhão CSN 50 possuem certificado de aprovação emitido por organismo certificador de produto acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Diâmetro Nominal Massa Nominal (kg/m) Peso Nominal da Barra (kg) Diâmetro Mínimo do Pino de Dobramento (mm) Forma de Comercialização
(mm) (Polegadas)
6,3 1/4 0,245 2,9 19

Rolos com peso padrão de 2.000 kg.

Feixes de barras retas ou dobradas com peso de 1.000 kg ou 2.000 kg e comprimento padrão de 12 m.

Barras com comprimentos especiais sob consulta.

Aço cortado e dobrado

8,0 5/16 0,395 4,7 24
10,0 3/8 0,617 7,4 30
12,5 1/2 0,963 11,6 38
16,0 5/8 1,578 18,9 48
20,0 3/4 2,466 29,6 120
25,0 1 3,853 46,2 150
32,0 1 1/4 6,313 75,8 192

Nota¹: Cálculo do peso nominal da barra considerando comprimento padrão de 12m.
Nota²: Diâmetro mínimo do pino de dobramento conforme norma técnica do produto ABNT NBR 7480

Controle de Processos

O vergalhão CSN 50 é produzido com rigoroso acompanhamento metrológico (Geometria, Massa Linear e Comprimento), onde todos os processos de controle, inspeção e liberação são realizados por equipe técnica especializada, utilizando modernos laboratórios com equipamentos adequados que atendem aos mais rigorosos padrões exigidos pelas normas ABNT NBR ISO 10012 e ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de vergalhão CSN 50 acompanha certificado de conformidade do produto, onde a rastreabilidade do material é assegurada de forma individual para cada feixe ou rolo, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação.

Etiqueta de Identificação

Os rolos e feixes de vergalhão CSN 50 são identificados com etiqueta constando as informações de rastreabilidade do produto e selo de segurança do INMETRO.

Os rolos possuem peso padrão de 2.000 kg e acompanham duas etiquetas de identificação em suas extremidades, identificando a forma correta de desbobinamento.

Vergalhão CSN 25

Com superfície lisa e produzido conforme as especificações da categoria CA-25 da norma ABNT NBR 7480, o vergalhão CSN 25 possui certificado de aprovação emitido por organismo certificador de produto acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O vergalhão CSN 25 foi desenvolvido para as mais diversas aplicações em estruturas de concreto armado e pode ser comercializado em feixes de barras retas nas bitolas de 16,0 a 32 mm com peso de 2.000 kg.

Controle de Processos

O vergalhão CSN 25 é produzido com rigoroso acompanhamento metrológico, onde todos os processos de controle, inspeção e liberação são realizados por equipe técnica especializada, utilizando modernos laboratórios com equipamentos adequados que atendem aos mais rigorosos padrões exigidos pelas normas ABNT NBR ISO 10012 e ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de vergalhão CSN 25 acompanha certificado de conformidade do produto, onde a rastreabilidade do material é assegurada de forma individual para cada feixe, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação.

Etiqueta de Identificação

Os feixes de vergalhão CSN 25 são identificados com etiqueta constando as informações de rastreabilidade do produto e selo de segurança do INMETRO.

Fio Máquina

Desenvolvido com recursos de altíssima tecnologia de Pesquisa e Desenvolvimento, o Fio Máquina CSN é produzido com características inovadoras que conferem ao produto final qualidade diferenciada para os processos de decapagem, trefilação, laminação a frio e conformação mecânica, atendendo as principais normas técnicas nacionais e internacionais.

O Fio Máquina CSN pode ser fornecido em aços produzidos em aciaria LD (minério de ferro) e aciaria elétrica (sucata reciclada), possibilitando a utilização do produto nas mais diversas aplicações, desde a produção de peças com severa conformação a frio até produtos de elevada resistência mecânica utilizados na construção civil e indústria.

Diâmetros Disponíveis para comercialização (mm)
5,50 6,35 7,00 8,00 9,00 10,00 11,00 12,50 14,30 16,00

Rolos com peso padrão de 2.000 kg.

Aços de Baixo, Médio e Alto teor de carbono.

Controle de Processos

O Fio máquina CSN é produzido com rigoroso acompanhamento dimensional e superficial do produto, onde todos os processos de controle, inspeção e liberação são realizados por equipe técnica especializada, utilizando modernos laboratórios com equipamentos adequados que atendem aos mais rigorosos padrões exigidos pelas normas ABNT NBR ISO 10012 e ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de Fio Máquina CSN acompanha certificado de conformidade do produto, onde a rastreabilidade do material é assegurada por cada rolo produzido, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação e análise química do aço.

Etiqueta de Identificação

Os rolos possuem peso padrão de 2.000 kg e acompanham duas etiquetas de identificação em suas extremidades, constando as informações de rastreabilidade do produto e identificando a forma correta de desbobinamento.

Perfil Laminado

O Perfil CSN é produzido com aço 100% reciclado via processo de laminação a quente em modernos equipamentos, garantindo altíssimo controle das características dimensionais e propriedades mecânicas do produto.

Contando com mais de 250 tipos de perfis e atendendo as principais normas técnicas nacionais e internacionais (ABNT, ASTM, DIN, BS, JIS e UIC), o Perfil Laminado CSN é fornecido nas formas I, H e U em feixes de até 4.000 Kg com comprimento padrão de 12 metros.

Designação x Massa Linear (Kg/m) Designação x Massa Linear (Kg/m)
W 100 x 19.3 C 200 x 17.1 até C 200 x 27.9
W 130 x 23.8 até W 130 x 28.1 C 250 x 22.8 até C 250 x 45.0
W 150 x 13.0 até W 150 x 37.1 C 310 x 30.8 até C 310 x 45.0
W 200 x 15.0 até W 200 x 100.0 C 380 x 50,4 até C 380 x 74.0
W 250 x 17.9 até W 250 x 44.8
HP 200 x 43.0 até HP 200 x 53
W 310 x 21.0 até W 310 x 52.0
W 360 x 32.9 até W 360 x 58.0
W 410 x 38.8 até W 410 x 85.0
W 460 x 52.0 até W 460 x 106.0
W 530 x 72.0 até W 530 x 123.0
Normas Técnicas

Como padrão de fornecimento os perfis são produzidos atendendo a norma ASTM A6/A6M para as características dimensionais e ASTM A36/A36M, ASTM A572/A572M e ASTM A992/A992M para propriedades mecânicas.

Certificado de Conformidade

Todo fornecimento de Perfil Laminado CSN acompanha certificado de conformidade do produto, onde a rastreabilidade do material é assegurada, contendo os resultados obtidos nos ensaios mecânicos de liberação e análise química do aço.

Etiqueta de Identificação

Os feixes são acompanhados de etiqueta de identificação em sua extremidade, constando as informações de rastreabilidade do produto. Cada barra que compõe o feixe é individualmente identificada com etiqueta constando as informações de rastreabilidade e designação do perfil.

Embalagem

Os Perfis Laminados CSN são embalados com fitas metálicas, assegurando a integridade física do produto e garantindo maior segurança na movimentação, armazenagem e transporte.

Última Atualização em 29 de Setembro de 2016