Gestão Ambiental

Hoje, as instalações da CSN de siderurgia, mineração, cimentos, logística e energia estão sujeitas a diversas leis, regulamentos e licenças no Brasil, relativos principalmente à proteção e integridade da saúde, da segurança e do meio ambiente. É rotina de todas as unidades da CSN adotar procedimentos de levantamento de Aspectos Impactos significativos.

A legislação brasileira de prevenção, mitigação e remediação de impactos socioambientais continua a mudar. Isso inclui novos parâmetros de lançamento de efluentes líquidos e emissões atmosféricas, regras para preservação da fauna e da flora, novos regulamentos de gestão hídrica e de resíduos sólidos, novas restrições por parte dos órgãos ambientais quanto às ampliações e expansão do negócio, bem como aumento das exigências de preservação de florestas nativas e criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs como compensação ambiental pelos projetos de expansão industrial e de mineração.

Politica Ambiental

A CSN atua de maneira a minimizar os impactos negativos de suas operações, além de investir em iniciativas de preservação e educação ambiental, atestando seu compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações. Nesse sentido, para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro juntamente a oferta de produtos de qualidade, a Companhia gere suas operações de acordo com sua Política de Meio Ambiente, intitulada SEMPRE.

Sustentabilidade do Negócio: Incorporar a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental nas decisões da Companhia.

Empresa Transparente: Manter canais de comunicação permanentemente abertos com todas as partes interessadas em relação as questões socioambientais.

Melhoria Contínua: Melhorar continuamente o desempenho de suas atividades, considerando os aspectos ambientais como parte integrante dos processos.

Proteção do Meio Ambiente: Desenvolver e incentivar programas visando à prevenção da poluição, bem como a identificação e gestão dos aspectos, impactos, riscos e oportunidades ambientais.

Respeito à Legislação: Atender à legislação ambiental vigente e demais requisitos, buscando, sempre que possível, alcançar resultados melhores daqueles exigidos.

Educar e Treinar: Treinar, capacitar, conscientizar e incentivar um comportamento inovador, participativo e comprometido de seus colaboradores, para a execução de suas atividades com uma visão de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

Sistema de Gestão Ambiental

Dessa forma, a Companhia conta com um Sistema de Gestão Ambiental - SGA certificado na Norma ISO 14001 na maior parte de suas unidades, mantendo um canal aberto ao público interno e externo, por meio da Linha Verde. Todos os controles ambientais são auditados, também, para atender a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), contribuindo para atenuar os riscos ambientais de suas operações.

Dentre suas unidades de negócio, a CSN possui Certificado ISO 14001 em: Casa de Pedra (Congonhas, MG), Usina Presidente Vargas (Volta Redonda, RJ), Porto Real (Porto Real, RJ), Mina da Bocaina (Arcos, MG), CSN Paraná (Araucária, PR), TECON (Sepetiba, RJ), Prada Distribuição (Mogi das Cruzes, SP). As demais unidades estão em processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA e vêm seguindo um programa corporativo para seu progressivo avanço seguindo as diretrizes da ISO 14001.

O desenvolvimento do SGA cabe ao Comitê Interno de Gestão Ambiental (CIGA) que é formado por profissionais das áreas de meio ambiente e operação das unidades. Esse grupo se reúne mensalmente, visando manter a melhoria contínua do SGA implantado, bem como detectar e prevenir possíveis impactos ambientais.

Programa de Educação Ambiental (PEA)

A CSN abriu uma nova frente: o Programa de Educação Ambiental (PEA), iniciativa da Companhia gerida pela Fundação CSN, com destaque para as unidades de Arcos e da Congonhas Minérios S.A., visando reafirmar seu compromisso com a transformação de valores e atitudes por meio de novos hábitos e conhecimentos. O projeto de educação ambiental com ênfase nas questões relacionadas aos patrimônios histórico e natural, em locais de atuação e relacionados a suas atividades, utiliza a arte como instrumento de diálogo entre alunos da rede pública, professores e funcionários da empresa.

Dúvidas, Sugestões e Reclamações

Um dos canais de relacionamento com partes interessadas é a Linha Verde - canal eletrônico (telefone e e-mail) ao serviço da sociedade para eventuais reclamações, dúvidas e sugestões de caráter ambiental relacionadas às atividades da empresa. Uma equipe especializada da CSN tem o compromisso de responder às demandas da comunidade no prazo máximo de 15 dias. O volume de ligações é reportado periodicamente à alta liderança.

Telefone: 0800 2824440 (ligação gratuita)
E-mail: meio.ambiente@csn.com.br

Última Atualização em 30 de Maio de 2017

Voltar Topo