Saúde e Segurança do Trabalho

A segurança é um valor que deve ser assumido por todos os trabalhadores. Para a CSN o compromisso com a Saúde e Segurança do Trabalho está alinhado com os negócios, garantindo o bem estar das pessoas, processos e patrimônio. A CSN mantém cada colaborador da linha organizacional responsável e cobrado pela performance de SEGURANÇA, com a mesma prioridade que estabelece à produção, aos custos, à qualidade e aos prazos. A segurança é uma condição de empregabilidade para todos os colaboradores e prestadores de serviço da organização.

A seguir, conheça os pilares da área de SST da CSN. Para mais detalhes, confira a nossa Política Corporativa de Saúde e Segurança do Trabalho.

Liderança

As questões de SST são responsabilidade de todos e de cada um. Cabe aos líderes da CSN zelar pelo exercício dessa responsabilidade, ressaltando que os cuidados com as questões de SST são considerados no gerenciamento de todos os processos organizacionais e no relacionamento com todas as partes interessadas. O líder na CSN, através da disciplina e de sua presença, exerce esta gestão. Por meio do seu exemplo e com atitudes e comportamentos preventivos demonstra o valor que dá às questões de SST.

Profissionais de SST

Os profissionais de SST da CSN apoiam seus líderes, principalmente nos aspectos técnicos, legais, comportamentais e sistêmicos, para que todos possam exercer suas responsabilidades em SST com excelência. Um processo contínuo de monitoramento dos requisitos legais e procedimentos internos é conduzido de forma a garantir o conhecimento antecipado dos requisitos e a manter os padrões e procedimentos adequados.

Procedimentos

Os procedimentos de SST são elaborados e disponibilizados para servir de referência para a condução de projetos e realização de atividades rotineiras ou não rotineiras. Os procedimentos e padrões são controlados de forma a serem mantidos atualizados, disponíveis e acessíveis.

Comportamento Seguro

Os "feedbacks" corretos e o exemplo dos líderes apoiam o desenvolvimento de comportamentos adequados. Diálogos comportamentais são realizados entre executantes do trabalho e observadores comportamentais (sendo os líderes os principais observadores comportamentais). Os diálogos comportamentais são conduzidos por colaboradores habilitados nas técnicas de identificação de desvios e na abordagem de pessoas.

Gestão de Riscos

A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são realizadas utilizando metodologias qualitativas e/ou quantitativas apropriadas a cada situação. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são consideradas em todo o ciclo de vida dos empreendimentos, desde sua concepção básica até a sua eventual desativação, passando pelo projeto, construção, operação e melhoria. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são utilizadas para direcionar o gerenciamento de todas as atividades, rotineiras ou não rotineiras, e processos de forma a prevenir a ocorrência de perdas potenciais ou reais.

Gestão de Fornecedores

As questões de SST são sempre consideradas no relacionamento com todos os fornecedores. Todo serviço é adquirido conforme especificação previamente definida. As especificações estabelecem requisitos de SST e antes da contratação de qualquer fornecedor é assegurado que ele está apto a efetuar o fornecimento.

Capacitação em SST

Os colaboradores (próprios e terceiros) são o único elo capaz de manter a CSN no caminho da excelência. Portanto, o cuidado com a gestão de suas competências e habilidades é fundamental. O líder garante que sua equipe está preparada para exercer suas responsabilidades de forma segura, limpa e saudável. Todas as atividades que foquem o desenvolvimento de competências e habilidades têm sua eficácia avaliada. Complementarmente à qualificação e habilitação, as pessoas são ambientadas às pessoas, aos equipamentos e às instalações que terão contato no dia a dia do trabalho.

Última Atualização em 25 de Novembro de 2016

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