Mercado Global

O minério de ferro é o insumo básico da produção siderúrgica.

Estima-se que em 2015 tenham sido produzidas 2,1 bilhões de toneladas de minério de ferro no mundo. Deste total, aproximadamente dois terços foram vendidos no mercado transoceânico. Austrália, Brasil e África do Sul são os maiores exportadores, respondendo juntos por mais de 85% do volume transoceânico global.

Do lado da demanda, a China é o principal importador. Após iniciar a década passada com participação inferior a 20%, a China corresponde hoje a 70% do comércio transoceânico de minério de ferro. Essa transformação foi impulsionada pelo vigoroso crescimento econômico do país, que estimulou investimentos em infraestrutura e construção, impulsionando a produção local de aço.

Detentores de importante capacidade siderúrgica, Japão, Coreia do Sul e Europa são mercados considerados maduros, onde menores taxas de crescimento são compensadas por um padrão consistente de demanda. Somados, esses mercados representam 20% do comércio internacional da matéria-prima.

A CSN Mineração é a sexta maior exportadora de minério de ferro no mundo, atendendo a clientes na Ásia, Europa, América do Norte e Brasil.

Última Atualização em 6 de Dezembro de 2016

Voltar Topo