O Grupo

A Empresa

Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Atualmente, entre seus ativos, a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada; cinco unidades industriais, sendo três delas no exterior; minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; uma forte distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico.

Multinacional com orgulho de ser brasileira, a empresa acredita e investe no país. Com a força do trabalho de seus mais de 20 mil colaboradores, enfrenta com sucesso os desafios da economia globalizada.

Fundada em abril de 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do país. Seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, a Companhia vem, desde então, modernizando-se e diversificando sua atuação. A CSN tem uma visão de sustentabilidade que aumenta a eficiência dos processos industriais e estabelece ganhos com a economia circular, trazendo benefícios para todos os envolvidos nessa cadeia de geração de valor. A empresa tem uma gestão focada no desenvolvimento de suas equipes e na convivência harmônica com as comunidades nas cidades onde opera, no Brasil e no exterior.

O grupo está presente em 18 Estados brasileiros e também atua em três outros países - Estados Unidos, Alemanha e Portugal. Suas ações estão listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE).


Modelo de negócios integrados


Mineração

A CSN é uma das maiores mineradoras do país. As plantas de Minas Gerais produzem minério com alto teor de ferro, abastecendo a atividade siderúrgica da companhia e exportando para vários países.

Siderurgia

A Usina Presidente Vargas (RJ) concentra a produção de aço da CSN, com capacidade para 5,6 milhões de toneladas anuais. As plantas de Porto Real (RJ) e Araucária (PR) fazem produtos para a indústria automobilística e da linha branca, respectivamente. Maior fornecedor de aço para embalagens da América, a CSN produz e comercializa aço para a confecção de embalagens para diversos segmentos de mercado, sendo a única produtora nacional de folhas de flandres.

Energia

A participação da CSN em duas usinas hidrelétricas (Itá e Igarapava) e a central termelétrica de Volta Redonda garantem a autossuficiência energética da companhia, movimentando todos os outros negócios.

Logística

O minério de ferro é transportado por via ferroviária para a Usina Presidente Vargas - para a produção de aço - e para o Tecar, no porto de Itaguaí, de onde é exportado para diversos países.
Os trens também transportam
insumos para a produção
siderúrgica.

Cimento

A escória da produção siderúrgica é utilizada na fabricação de cimentos, trazendo enormes ganhos em sinergia entre as atividades. Em Arcos, a CSN tem uma planta de clinquer, outra matéria prima do cimento.


Internacionalização

Em 2001, a CSN iniciou o seu processo de internacionalização, com a aquisição dos ativos da Heartland Steel que constituíram a CSN LLC, nos Estados Unidos. Cinco anos depois, a CSN adquiriu 100% da Lusosider, em Portugal - siderúrgica na qual tinha participação de 50% desde 2003. Em 2012, a empresa deu outro importante passo ao comprar a siderúrgica alemã StahlwerkThüringen GmbH SWT.

Um ambiente de cidadania

A CSN usa em suas operações industriais as mais modernas tecnologias, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável. Os sistemas de gerenciamento de qualidade e meio ambiente são certificados, respectivamente, pelas normas ISO 9001 e ISO 14001. A isso somam-se políticas de recursos humanos competitivas e uma atuação social permanente, em especial nas comunidades onde está presente.

O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN. A fundação atua em projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.

Última Atualização em 8 de Novembro de 2016

Voltar Topo