Pré-Pintado

Descrição Geral

O aço pré-pintado é produzido através da tecnologia de coil coating que garante superior performance do material como consequência do excelente processo de pré-tratamento antes da pintura e da uniformidade das camadas de tinta aplicadas (primer e Top coat).

Neste processo o material recebe um pré-tratamento que inclui a total limpeza da chapa e a aplicação de um selante, garantindo a perfeita aderência da tinta ao aço e proteção contra a corrosão. Em seguida, uma aplicação rigorosamente controlada de primers, tintas e filmes decorativos e protetivos oferecerá um produto de alta qualidade.

O produto pré-pintado pode ser adquirido em bobinas ou cortado em rolos, chapas e blanks. O substrato pode ser galvanizado, galvalume ou laminado a frio. O produto está disponível nas mais variadas cores buscando sempre atender as necessidades do cliente.

O aço pré-pintado oferece uma série de vantagens, entre elas praticidade, durabilidade e comodidade, de acordo com as necessidades de cada segmento. Agregando valor ao produto CSN, a pintura confere ao aço excelente acabamento, garante estampabilidade, trazendo maior vida útil, qualidade, estética e confiabilidade.

Além disso, reduz a necessidade de investimentos e diminui os riscos ambientais associados a uma linha de pintura convencional (pós-pintura).

Para mais informações, confira o Cátalogo de Pré-Pintados.

Revestimento

As camadas típicas de um sistema de pintura coil coating estão esquematizadas abaixo:

  • Primer: Tinta a base de poliéster ou poliuretano (PU), aplicada antes do acabamento final no sistema de pintura, conferindo melhor aderência e proteção contra a corrosão ao material pré-pintado.
  • Acabamento Externo (Topcoat): É o revestimento externo aparente na cor especificada pelo cliente. Utiliza resina que garante a beleza, a qualidade e a durabilidade do aço pré-pintado.
  • Acabamento Interno (Backer/Monobacker/Flexbacker): É o revestimento interno, para os casos onde a face inferior da chapa ficará visível.
  • Pré Tratamento: Através de estágios de desengraxe, escovamento e enxague, as bobinas são preparadas para receberem a aplicação de revestimentos químicos de conversão.

Propriedades Típicas

As informações da tabela representam as propriedades típicas do sistema de pintura-padrão CSN. Para outras propriedades ou valores fora desta tabela, favor consultar nossa equipe técnica. As propriedades do revestimento deverão constar na especificação do produto e serão acordadas previamente entre o cliente e a CSN.

Propriedades típicas do sistema de pintura - padrão Construção Civil Linha Branca
Propriedade Valores típicos Valores típicos
Espessura do Primer 4 to 6 µm 4 to 6 µm
Espessura do top coat 18 to 22 µm 18 to 22 µm
Variação da cor (por eixo L, a, b) ± 0,5 ± 0,5
Brilho a 60º 40 ± 5 ub Minimum 80 ub
Dureza (mínima) F F
Flexibilidade (mínima) 2 T 1 T
Impacto (mínimo) 80 lb/pol 160 lb/pol
Cura (MEK) 100 duplas fricções 100 duplas fricções
Q-UV (raio ultravioleta) 1000 h Não - aplicável
Névoa Salina (Salt Spray) 1000 h 500 h
Umidade 1000 h 500 h

Cores Disponíveis

A CSN adotou como escala-padrão a escala de cores internacional RAL, mundialmente utilizada, e que garante a consistência das cores.

As principais cores produzidas na CSN são:

RAL 9003
RAL 9010
RAL 1015
RAL 7040
RAL 9006
RAL3000
RAL 8012
RAL 6002
RAL 5010
RAL 5008
RAL 7035
CSN 025
CSN 027

CSN Steelcolors

Produto desenvolvido pela CSN para aplicação em elementos de Arquitetura, Design e Comunicação Visual, é produzido em chapas de aço pré-pintado para revestimentos de fachadas, decoração de interiores e sinalização, que combina tecnologia, formas e cores. O CSN Steelcolors possui a mesma tecnologia de produção do Aço pré-pintado CSN, com o substrato em aço Galvalume. Esse revestimento obtido por um processo contínuo de imersão a quente proporciona dupla proteção contra corrosão, além de garantir a uniformidade da espessura do revestimento do aço. Após todo o processo de limpeza, desengraxe e pré-tratamento recebe uma pintura contínua com tinta à base de poliéster que tem como característica excelente flexibilidade e adesão ao metal. Além disso, apresentam boa retenção de cor e brilho. Esse material tem como espessura e dimensão padrão da chapa de 0,65 mm e 1200x3000mm, respectivamente. O CSN steelcolors conta também com um filme protetivo com resistência UV e setas que indicam o sentido da pintura. O filme ajuda a proteger a chapa até o momento de instalação da obra.

Cores Disponíveis:

Abaixo estão as cores padrões do Steelcolors:

Prata Platinun CSN 029
Branco Ral 9003
Azul Ral 5010
Vermelho Ral 3000

Cores Especiais (sob encomenda)

  • 14 cores: Bege RAL 1015; Bege RAL 9010; Amarelo CSN 025; Luminata CSN 115; Vermelho RAL 8012; Marrom CSN 124; Laranja CSN 116; Verde RAL 6005; Verde CSN 071; Cinza RAL 7035; Cinza RAL 7040; Preto CSN 110; Azul CSN 117 e Vermelho CSN 118.

Cores Premium (sob encomenda)

  • 5 cores: Cooper Metalic, Warm Metallic, Gray Metallic e Blue Metalic.

Acabamentos Top (sob encomenda)

  • Alto brilho, Martelado, Gofrado, Texturizado

Outras informações sobre o CSN Steelcolors podem ser obtidas através do hotsite: http://www.csnsteelcolors.com.br.

Para mais informações, confira o Guia do Usuário do Steelcolors.

Conheça também nossos instaladores parceiros de Steelcolors.

Última Atualização em 31 de Maio de 2017

Voltar Topo