Gestão de Riscos, Compliance e Auditoria Interna

Gestão de Riscos

A CSN avalia seus riscos estratégicos, operacionais, financeiros e regulamentares com base em metodologias definidas pela ISO 31.000 e framework do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). As áreas e unidades de negócio são responsáveis pela implantação dos planos de ação para os riscos, sob a supervisão da Administração.

Controles Internos

A Companhia tem ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) e na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), por meio de Certificados de Depósito de Ações (ADRs), estando sujeita às regras do mercado de capitais estabelecidas, no Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e, nos Estados Unidos, pela Securities and Exchange Commission (SEC).

Com o objetivo de avaliar e mitigar riscos que possam impactar em suas demonstrações financeiras, a Companhia tem uma estrutura de controles internos que são avaliados e reportados ao Comitê de Auditoria. Esse processo é realizado de acordo com os princípios estabelecidos pelo COSO e certificado anualmente pelos Auditores Externos, em atendimento à Lei Sarbanes Oxley (SOx).

Compliance

A Companhia desenvolveu um Programa de Compliance para regular as atividades desenvolvidas por empregados ou terceiros, com base em leis, políticas e normas internas, buscando a garantia da integridade corporativa, transparência e ética em seus negócios.

A área de Compliance, com reporte ao Conselho de Administração e ao Comitê de Auditoria, é responsável por promover a conformidade das atividades do Grupo face às regras emitidas internamente e pelos órgãos reguladores. Tem o propósito de identificar os pontos de atenção e enquadramento e proporcionar o correto atendimento às exigências do mercado. Faz parte desse processo o treinamento contínuo de colaboradores e também o monitoramento quanto ao cumprimento do Programa de Compliance.

Governo reconhece excelência do Compliance da CSN

A CSN ganhou do Governo Federal o selo de qualidade Pró-Ética 2016, emitido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União.

Essa certificação reconhece a qualidade dos programas de integridade das empresas. Das 195 participantes, apenas 25 foram reconhecidas. Obter este selo foi uma grande conquista para a CSN, que teve seu programa avaliado após menos de um ano de funcionamento da sua nova estrutura de Compliance.

O selo é resultado de uma avaliação anual e reflete esforço dos setores público e privado para promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. A marca Pró-Ética 2016 reconhece na CSN:

  • Boa prática de promoção da integridade e de prevenção da corrupção com um ambiente de trabalho mais íntegro, ético e transparente;
  • Conscientização do relevante papel no enfrentamento da corrupção;
  • Promoção do implemento de medidas de fomento à ética e integridade e contra a corrupção;
  • Redução dos riscos de ocorrência de fraude e corrupção nas relações com o setor público e com o setor privado.

O Selo de Qualidade Pró-Ética foi entregue à CSN no dia 16 de novembro, em um evento ocorrido em Brasilia. Essa premiação orgulha a toda a CSN e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para que a empresa siga sendo reconhecida por realizar seus negóciois dentro da Ética e do Compliance.

Isso reflete nosso esforço diário para fazer bem, fazer mais e fazer para sempre.


A área conta com canais de comunicação para relatos de desvios de conduta ou suspeitas. A realização de denúncia, por parte de funcionários, intermediários, fornecedores, prestadores de serviço e público externo, se dá de maneira anônima ou identificada, mantendo-se o sigilo, confidencialidade e a garantia de não retaliação.

As formas de contato são:

Telefone: 0800-884-2006
E-mail externo: canal_denuncia@csn.com.br
E-mail interno: DIRETORIA DE RISCOS E COMPLIANCE
Correspondência:
A/C Diretoria de Riscos e Compliance
Av. Brig. Faria Lima, 3400 - 20º. Andar
Itaim Bibi - São Paulo - SP - CEP 04538-132

Colaboradores que estiverem fora do Brasil, poderão fazer contato por correspondências ou envio de correio eletrônico.

Contamos ainda com um canal para dúvidas e informações adicionais com relação à compliance:

Telefone: +55 11 3049-7206
E-mail: compliance@csn.com.br

Auditoria Interna

A CSN dispõe de Auditoria Interna, com atuação independente dentro da organização, que assessora e relata fatos relevantes ao Conselho de Administração, ao Comitê de Auditoria e à Diretoria Executiva. Compete ainda à Auditoria Interna analisar a correta aplicação de recursos e prevenção de riscos ao patrimônio das empresas do grupo CSN, provendo apoio ao cumprimento dos resultados planejados, com aprimoramento dos processos e controles internos, seja para melhoria da performance financeira e operacional das empresas, bem como para prevenir riscos de perdas, fraudes e, consequentemente, o comprometimento da imagem corporativa.

Última Atualização em 24 de Novembro de 2016

Voltar Topo